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Geral

Rede elétrica

14/06/2014

Chuvas causam prejuízos à rede de Energia Elétrica

Rede elétrica

14/06/2014

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, também registrou prejuízos causados pelo excesso de chuva no último final de semana. Segundo informações da Assessoria da Companhia, todas as regiões do município foram atingidas, algumas com maior gravidade. No total, aproximadamente 25 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia em algum momento.

Alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de encostas causaram transtornos e prejuízos no fornecimento de energia. Os bairros mais atingidos foram: Botiatuva, Guabiroba, Cerrado, Ferraria e no interior (Três Córregos e São Silvestre). No Felpudo, Guabiroba, São Silvestre e Cerrado postes da rede de energia foram quebrados. No Jardim Paraíso Mineral, um poste quebrou devido a deslizamento de encosta. O prejuízo estimado da empresa foi de R$ 40 mil – sem contar a energia que deixou de ser vendida nos períodos de interrupção.

No escuro

A intensidade da chuva e dos ventos causou desligamento de dois circuitos inteiros, durante alguns minutos na sexta-feira à noite e também no sábado, interrompendo o fornecimento de energia no centro da cidade. Segundo a Cocel, esses desligamentos ocorrem como uma forma de proteção da rede – o fornecimento é interrompido para não haver risco de sobretensão ou curto-circuitos quando a rede sofre algum dano (como uma árvore ou galho caído, descargas atmosféricas, entre outros).

Os técnicos e as equipes de plantão da Cocel trabalharam desde a noite de sexta-feira até o restabelecimento total da energia em todas as localidades. No sábado à tarde o fornecimento foi normalizado em praticamente todas as regiões. Há alguns casos isolados em que a normalização não foi possível, pelo fato do padrão de entrada dos consumidores ter sido danificado.

A Assessoria informou que a Cocel deve ser comunicada sobre as faltas de energia por SMS – é a forma mais rápida de comunicação com a concessionária. Basta enviar mensagem para o número (41) 9106-9146, e no conteúdo escrever o número da unidade consumidora que está sem energia (este número pode ser consultado em qualquer fatura). Não deve ser colocado o dígito verificador ou qualquer outro dado na mensagem.