Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 03:48:32
Geral

O Mundo do Trabalho destacou o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Mundo do Trabalho destacou o Dia Mundial do Meio Ambiente

06/06/2014

O Mundo do Trabalho transmitido pela Rádio Ágape na quinta-feira (5) durante o Programa Em Boa Companhia, abordou o tema meio ambiente. Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, debateu com Chris Minuzzo e com o médico veterinário Clóvis Borges diretor da SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem. A participação de Clóvis Borges foi por telefone, devido a outros compromissos em Curitiba.                                                              

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Pequenas ações

Adriano Carlesso ressaltou que a preservação da natureza e do meio ambiente depende de cada um de nós. São pequenas ações do dia a dia, como não jogar lixo nas ruas, praças, estradas, terrenos baldios, rios. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, preservar a natureza não é obstáculo para o desenvolvimento. "Sem o cuidado correto com a natureza, não há futuro nem para a economia nem para a espécie humana”.
SPVS e Fundação

Caterpillar

Carlesso também elogiou a atuação da Fundação Caterpillar, que vem incentivando a formação e conscientização dos docentes da rede municipal de ensino de Campo Largo, através do Projeto Condomínio da Biodiversidade.

Todos os educadores do Ensino Fundamental I participaram, no final de março e início de abril deste ano, do assessoramento em Educação para Conservação da Natureza, oferecido pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.                                                               

Ressaltou-se a importância da conservação da Floresta com Araucária – ecossistema da nossa região, reduzido a menos de 1% de sua cobertura original no Paraná.   

Parte do curso foi realizado no bosque da sede da Prefeitura, onde os educadores puderam aprender na prática sobre  alguns  conceitos como o sub-bosque, a serapilheira e as espécies exóticas invasoras. E planejaram sob a supervisão da equipe da SPVS as ações para serem desenvolvidas ao longo deste ano.