05/06/2014
Com obras na fachada e nas entradas, Arena da Baixada tem retoques finais
05/06/2014
Fonte:G1.com
Foto:Fernando Freire
A Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, recebe os últimos retoques a 12 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo no local - entre Irã e Nigéria, em 16 de junho, pelo Grupo F. As obras ocorrem principalmente no entorno, como a instalação de um painel na fachada do estádio e a reforma nos acessos pelas Ruas Coronel Dulcídio e Petit Carneiro. Mas, segundo o secretário da Copa em Curitiba, Reginaldo Cordeiro, esse atraso não preocupa e tudo deverá ficar pronto até a próxima segunda-feira.
- A tendência é ter as últimas obras até o fim de semana e ter tudo pronto até a próxima segunda-feira (dia 9). Agora, o que falta são basicamente as estruturas temporárias, dentro e fora do estádio, que são de responsabilidade da Fifa e que dependem dos parceiros dela - explicou o secretário-municipal.
A estrutura metálica na parte da frente do estádio, onde será instalado um painel, ainda está em construção. O objetivo era ter um projetor para exibir lances de outros Mundiais e propagandas. Mas, pelo atraso nas obras, esse painel exibirá apenas uma mensagem de boas vindas aos torcedores. Depois da Copa, o clube paranaense deve instalar um telão de LED no local.
A Arena da Baixada terá cinco entradas para os torcedores em geral. Três delas são pela Rua Buenos Aires, em frente à praça, e já passaram nos testes (no jogo-treino do Furacão contra o JMalucelli e no amistoso com o Corinthians). Os outros dois acessos são do lado oposto, pelas Ruas Coronel Dulcídio e Petit Carneiro. Essas entradas ainda estão em reformas.
O acesso da torcida pela Rua Coronel Dulcídio ainda tem alguns entulhos. Já a Rua Petit Carneiro parece um canteiro de obras. Sem acabamento nas paredes, ele ainda tem madeiras espalhadas pelo chão, muita areia e até máquinas para fazer cimento. A outra entrada do estádio, pela Rua Brasílio Itiberê, será exclusiva para torcedores VIPs e para a imprensa. Assim como a Buenos Aires, ela também já tinha sido testada nas duas partidas.
As estruturas provisórias na Praça Afonso Botelho estão em construção. Por enquanto, apenas as instalações de uma cervejaria estão prontas. A área da imprensa, ao lado do estádio, onde localizava-se o antigo estacionamento, também recebe os últimos retoques. Assim como as outras obras, tanto a praça quanto as estruturas para a imprensa, segundo o secretário-municipal Reginaldo Cordeiro, deverão ficar prontas até segunda-feira.
Além do entorno, a parte interna também passa pelos retoques finais. O gramado tem tratamento diário, inclusive com uma máquina que funciona como um "sol artificial". Já algumas lanchonetes e quiosques, de responsabilidade dos parceiros da Fifa, ainda recebem os últimos equipamentos.
Além do duelo entre Irã e Nigéria, a Arena da Baixada - que terá capacidade para 43.981 pessoas - também será palco de outras três partidas da primeira fase da Copa do Mundo: Honduras x Equador (grupo E), Austrália x Espanha (grupo B) e Argélia x Rússia (grupo H). Os ingressos para todas esses jogos já estão esgotados.