03/06/2014
Centro de Artes e Esportes Unificados de Campo Largo será inaugurado nessa sexta-feira (6)
03/06/2014
Fonte:Depcom/PMCL
O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Campo Largo será inaugurado na próxima sexta-feira (6), com um passeio das autoridades pela estrutura às 9h, coletiva de imprensa às 9h30 e cerimônia oficial de inauguração às 10h. O evento é aberto à população. O projeto do CEU faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e contou com investimento do governo federal de R$ 1.998.050.
O CEU fica na Rua Professor Ovídio Jorge Nogueira, no Jardim Melyane. A estrutura de 3.000 m² abriga uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de biblioteca, telecentro, cineteatro (auditório) com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e sala multiuso.
O modelo foi criado sob uma concepção moderna, que inclui o cidadão como dono, com responsabilidades. Nesse contexto, a gestão do CEU será compartilhada entre a Prefeitura e a própria comunidade, que formam juntos um Grupo Gestor.
“O que desejamos é que seja criado um sentimento de pertença na comunidade, para que as pessoas cuidem do lugar porque pertence a elas. Por isso, o ambiente não é murado ou cheio de cercas. Queremos que as cercas estejam na consciência de cada um e que todos se responsabilizem pela manutenção de uma estrutura tão ampla e importante”, explica o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Avanir Mastey.
Para que isso seja possível, a Secretaria tem realizado um trabalho de mobilização social desde o início de 2013. Representantes do poder público têm se encontrado periodicamente com líderes comunitários e moradores da região para discutir cada etapa, desde a construção até a operação dos serviços.
“Até as cores que usamos para pintar os muros e os tipos de plantas do jardim foram escolhidos pela comunidade, nessas reuniões”, conta uma das integrantes da Secretaria de Educação, Denize Sobota, que acompanha o projeto de mobilização desde o início.
Em julho de 2013, idosos e crianças plantaram as mudas do jardim. Grafiteiros da comunidade também foram convidados para decorar a pista de skate, a biblioteca, a entrada do anfiteatro e o telecentro. Essas ações criaram símbolos visuais que sempre trarão à memória a participação da comunidade na construção do CEU.
800 CEUs no país
O governo federal prevê a construção de até 800 CEUs em todo o país, em três formatos diferentes: 700 m² , 3.000 m² e 7.000 m². A Região Sul é a mais avançada do país e foi a primeira a inaugurar um CEU, na cidade de Toledo (PR). O segundo Centro concluído no Brasil foi o de Pato Branco (PR). O Paraná também possui uma unidade em Dois Vizinhos, além do CEU de Campo Largo e vários outros que já estão em fase de conclusão no estado.
A implantação de um CEU tem como objetivo integrar em um mesmo espaço físico programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de projetos de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Todos os CEUs seguem as orientações do Ministério da Cultura quanto ao projeto físico e aos objetivos sociais, porém podem adaptar alguns serviços à realidade local. As diretrizes para a criação e operação dos Centros estão disponíveis no site do projeto: http://ceus.cultura.gov.br.
O CEU de Campo Largo já está funcionando desde meados de 2013, com atendimentos das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. As oficinas acontecem em horários diversos, inclusive no período da noite e em finais de semana. O telefone de contato da instituição é (41) 3292-9008.