02/06/2014
Cestec passa a existir legalmente
02/06/2014
Fonte:Depcom/PMCL
Apesar de idealizado, o Cestec – Centro de Estudos de Ciências e Tecnologias Cerâmicas do Paraná só passou a existir legalmente em dezembro do ano passado, por meio da Lei nº 2.543/2013, de iniciativa do Executivo Municipal.
No início de 2014, a referida Lei foi regulamentada por meio do decreto 21/2014 e em 15 de abril do mesmo ano foi elaborado e aprovado o regimento interno da instituição.
A partir dessa data, o Cestec, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo, vem atuando legalmente no atendimento a empresas, dentro de suas competências que abrangem formulação, execução, acompanhamento, avaliação e elaboração de laudos técnicos, especialmente em ensaios, concretização, determinação, moagem, caracterização, testes, avaliação, dilatometria, tração e compressão, curvas, cor e queima, coeficiência, análise, microscopia, dureza, impacto, infravermelho e em atomização.
Além de levar aos empreendedores o apoio técnico, o Cestec auxilia na formação profissional por meio de cursos de capacitação aos ceramistas, contribuindo para a melhoria e qualificação dos produtos.
Muitas empresas, usuárias dos serviços do Centro de Estudos, melhoraram significativamente o produto final e consequentemente, a rentabilidade da produção.
No próximo mês de agosto, ampliando ainda mais esta assessoria, o Cestec firmará um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade de Ponta Grossa, a exemplo do já firmado com o IFPR.
Serviço
As empresas de cerâmica interessadas na perícia de material devem agendar a certificação, em uma ou mais modalidades descritas na LEI ou RI, para obtenção do laudo no prazo de 30 dias.