31/05/2014
Trânsito central da cidade terá alterações
31/05/2014
Por:Danielli Artigas de Oliveira
Devido ao grande número de veículos circulando principalmente nas ruas centrais de Campo Largo, o Departamento de Trânsito está fazendo uma análise detalhada para melhorar o tráfego de veículos. Estão sendo pensadas medidas para que sejam evitados alguns acidentes, como em cruzamentos perigosos, como também para que o trânsito flua, sem carros esperando para cruzar vias, o que forma filas e trava o trânsito.
Rua Xavier da Silva
A partir deste sábado, 31, serão proibidos quatro cruzamentos à esquerda para quem está na Rua Xavier da Silva. Não será mais permitido o cruzamento de quem está na Xavier para entrar à esquerda na Domingos Cordeiro ? por exemplo, quem passa em frente à Havan não poderá entrar na rua ao lado do Supermercado Druziki.
Na esquina da loja Reliance não será permitido entrar à esquerda na Rua Gonçalves Dias, para quem trafega sentido Av. Padre Natal Pigatto. No cruzamento seguinte, mas no sentido contrário, será proibido o cruzamento à esquerda da Xavier da Silva para a Rua Rui Barbosa, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal. Mudança também no cruzamento com a Osvaldo Cruz - quem transita na Xavier da Silva sentido Pigatto, não poderá cruzar à esquerda, na esquina do Pedro Chaveiro.
De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Júlio Torres, os semáforos serão sincronizados para que o trânsito possa fluir melhor.
Avenida Vereador Arlindo Chemin
Júlio informa que serão instalados cinco ou sete pontos de ônibus na Ver. Arlindo Chemin, em frente ao Cemitério, onde hoje já passam algumas linhas.
Segundo o secretário de Viação e Obras Luiz Cecatto, as calçadas desta Avenida já estão sendo readequadas. Na lateral da rua aonde param os ônibus, uma equipe de Viação e Obras está retirando os paralelepípedos e fazendo uma base nova - com saibro e os paralelepípedos - para depois asfaltar, para então aguentar mais o tráfego de ônibus, que havia danificado a rua. ?Há projeto para pavimentar tudo, mas não há recursos agora, por enquanto só essa lateral?, detalha ele, explicando que em breve também terá alteração na calçada do outro lado, onde atualmente os carros estacionam de frente. ?Ela vai ficar reta, igual ao outro lado?, comenta.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Daily Reinke, o projeto de abertura da Avenida Vereador Arlindo Chemin já existe e está sendo analisado pelo Paraná Cidade. Para a execução desse projeto precisa desapropriar uma área próximo à Avenida Padre Natal Pigatto, o que já está em andamento.
Daily acredita que dentro de aproximadamente 45 dias essa situação de desapropriação deve ser resolvida. Depois de consolidada a abertura da rua, a ideia é asfaltar aonde atualmente é paralelepípedo e há uma discussão sobre construir o canteiro central em frente ao cemitério, como acontece por quase toda a extensão da Avenida. ?Ficará algo semelhante à Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba?, completa Daily.
Outras ações
Júlio Torres acrescenta que estão sendo trocados os grupos focais de alguns semáforos, principalmente os vermelhos, que em alguns aparelhos estão pouco visíveis. Ainda comenta que as vans escolares estão sendo fiscalizadas para que só possam circular se estiverem em situação regular.