31/05/2014
Por:Danielli Artigas de Oliveira
Está com o prefeito municipal Affonso Guimarães um projeto de lei de implantação da Zona Central de Tráfego – ZCT, que irá delimitar restrições de circulação de veículos automotores e disciplina critérios para operações de carga e descarga.
Segundo o diretor do Deptran, Júlio Torres, a Lei ainda passará por alguns ajustes e precisa da aprovação do prefeito, mas a ideia é proibir a circulação de caminhões pesados no centro da cidade em determinados horários para que o trânsito flua melhor. Inicialmente, no projeto consta que veículos utilitários ou de carga até 7 toneladas de peso bruto e de até 7 metros de comprimento máximo terão acesso livre à ZCT.
Os veículos com cargas e comprimentos acima destes citados, até peso de 15 toneladas bruto e até 14 metros, terão acesso permitido em dias úteis das 19h30min às 7h30min e, nos fins de semana, das 13h30min de sábado às 7h30min de segunda-feira. Os veículos com cargas maior de 15 toneladas e maiores que 14 metros de comprimento terão acesso proibido à ZCT.
O Deptran poderá fornecer Autorização Especial para alguns veículos, como, por exemplo, para obras e serviços de infraestrutura urbana. Compreende-se Zona Central de Tráfego o perímetro limitado pelas ruas Vereador Arlindo Chemin no cruzamento com a Avenida Padre Natal Pigatto, seguindo até a Rua Monsenhor Aluísio Domanski na sua intercessão com a Rua João Pessoa, até a Rua João Batista Valões e desta até o ponto inicial, seguindo no cruzamento com a Avenida Vereador Arlindo Chemin.