Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:36:12
Geral

Índio

23/05/2014

Índio fala sobre plantas medicinais e chama atenção na Praça
 

Índio

23/05/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Nesta segunda e terça-feira (19 e 20), o índio João Carlos Tuxaua Guarani chamou a atenção de muitas pessoas na Praça Getúlio Vargas. Em uma lona, artesanatos indígenas e diversos sacos com plantas medicinais, as quais tinham seus benefícios explicados pelo índio. O que mais chamava a atenção era a desenvoltura do índio e forma com que falava - com microfone amarrado no pescoço -, o que prendia atenção de todos, que mostravam ainda mais interesse pelas plantas e tratamentos e compraram preparados de várias ervas.

Tuxaua é da aldeia Kakané Porã, que significa semente boa e é onde habitam as tribos Karigang e Guarani. Ele percorre todo o Brasil com o índio Kolina Terena, fazendo apresentações e, dependendo do evento, como grandes exposições, outros índios também participam. O conhecimento passado por eles ao público em geral vem do aprendizado com os pajés. “É uma cultura, tradição dos mais velhos, um estilo de vida”, conta Kolina Terena.

Segundo ele, as pessoas gostam muito de saber mais sobre as plantas e prevenir doenças de forma natural. “Fazemos isso porque gostamos. O que conseguimos de dinheiro nos mantém para que a gente possa fazer novas viagens e assim vamos levando. Hoje saímos daqui e vamos expor em um shopping em Ponta Grossa”, diz. Para eles, é um trabalho divertido e muito bom, porque conhecem muitas pessoas e novas culturas. Ele ainda comenta que hoje existem muitas tribos indígenas bem organizadas, que realizam encontros e se comunicam pela internet, marcam reuniões pelo Facebook.

Plantas
Entre as plantas, é muito vendido o óleo de Copaíba, que segundo Terena tem propriedade anti-inflamatória e é um antibiótico natural, muito bom para gripe, tosse, febre e inflamação das amígdalas. É muito bem aceito também o energético natural, composto por guaraná, catuaba, marapuama, cipó cravo e nó de cachorro, que segundo eles é contra o envelhecimento precoce, estafa e desânimo.

Para diabetes, colesterol alto e para equilibrar a pressão, eles recomendam a pata de vaca, quina-quina e pau amargo. A flor do Amazonas é vendida para fazer uma limpeza no aparelho digestivo.