Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:39:58
Geral

Jogo teste

14/05/2014

Jogo-teste na Arena da Baixada não terá bloqueio em ruas, diz prefeitura

Jogo teste

14/05/2014

Fonte:G1.com

Foto:Divulgação/CAP S.A.

 

O jogo-teste na Arena da Baixada, nesta quarta-feira (14) deve ser feito sem gerar bloqueio,  na região do bairro Água Verde. O amistoso, entre Atlético-PR e Corinthians, marcado para as 19h30, será o único evento oficial da Fifa no estádio antes dos jogos da Copa do Mundo, em junho.

Segundo a prefeitura, apenas algumas alterações no trânsito devem ocorrer nas ruas que ficam no entorno da Arena da Baixada. O bloqueio maior, previsto para as partidas da Copa do Mundo, não será testado pela organização nesta quarta. Nos dias em que houver jogos, apenas moradores, torcedores, comerciantes e clientes habituais do comércio local poderão circular no perímetro que será montado no bairro.

Nesta quarta-feira, uma das mudanças será a proibição do estacionamento em um dos lados da Rua Buenos Aires, entre a Avenida Iguaçu e a Avenida Getúlio Vargas. Nesse espaço, apenas carros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), dos Bombeiros e veículos especiais serão liberados para parar.

Na Rua Madre Maria dos Anjos, haverá uma proibição semelhante para o estacionamento. Nesse caso, os carros devem ficar impedidos de parar nos dois sentidos da via, entre as ruas Almirante Gonçalves e Brasílio Itiberê.

Já a Rua Brasílio Itiberê deve receber cones para facilitar a passagem dos torcedores, entre as ruas Buenos Aires e Coronel Dulcídio. Todas as mudanças começam a partir das 6h30. Agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) vão monitorar o tráfego de veículos e podem sugerir rotas alternativas aos motoristas se for necessário.

Perímetro
No perímetro onde será proibido circular nos jogos da Copa, a Polícia Militar deve fazer apenas a visualização dos torcedores que vão chegar até a Arena da Baixada, nesta quarta-feira. Próximo da hora do jogo, não haverá qualquer bloqueio para os carros na região do estádio.

Os portões devem abrir às 16h30. O Atlético-PR colocou a disposição da torcida 30 mil ingressos, sendo que a maioria é para quem participa do programa Sócio Furacão. As torcidas dos dois clubes devem ficar separadas, mas não haverá demarcação de lugares.

A orientação da Prefeitura de Curitiba é para que os torcedores deem preferência ao transporte coletivo. Haverá reforço nas linhas de biarticulado que passam próximas ao estádio. Também estão previstas sete linhas especiais, durante o horário da partida. Em todas elas, o valor da passagem será o de uma tarifa comum, R$ 2,70.

Veja abaixo as linhas especiais para quem vai ao estádio:

Linhas Especiais Trajeto
Direto Capão da Imbuia/Oficinas /Centenário Sentido Terminal Centenário – ônibus biarticulados, com cobrador, saem da estação-tubo Coronel Dulcídio, que fica na canaleta da linha expressa Santa Cândida / Capão Raso. Desembarques nos terminais Capão da Imbuia, Oficinas e Centenário.
Especial Direto Pinhais – sentido Terminal Pinhais Saídas também com cobrador, da estação-tubo Coronel Dulcídio, no eixo expresso Santa Cândida / Capão Raso, e desembarques no Terminal Pinhais.
Especial Direto Praça Rui Barbosa Sentido Praça Rui Barbosa – com cobrador, coletivos igualmente saem da estação-tubo Coronel Dulcídio. Os desembarques são na praça.
Especial Direto Cabral/Boa Vista Santa Cândida Sentido Terminal Santa Cândida – com cobrador, e com saída da estação-tubo Coronel Dulcídio, instalada na canaleta da linha Santa Cândida / Capão Raso, garante desembarque apenas nos terminais Cabral, Boa Vista e Santa Cândida
Especial Fazendinha/Caiuá Sentido Terminal Caiuá – com cobrador, coletivos saem da Praça Rui Barbosa, perto dos pontos das linhas Fazendinha e Caiuá. Desembarques nos terminais Fazendinha e Caiuá.
Especial Direto Hauer/Carmo/Boqueirão Sentido Terminal Boqueirão -  a linha, com cobrador, parte da estação-tubo Getúlio Vargas, que fica ma canaleta do ônibus biarticulado Boqueirão. Os desembarques são apenas nos terminais Hauer, Carmo e Boqueirão.
Especial Direto Portão/Capão Raso/Pinheirinho Sentido Terminal Pinheirinho – com cobrador, permite desembarques apenas nos terminais Portão, Capão Raso, e Pinheirinho.

Amistoso ameaçado
Nesta terça-feira (13), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) ameaçou impedir que o jogo-teste ocorra. O motivo apontado pela promotoria é a falta de um laudo de engenharia sobre a Arena da Baixada. Sem o documento, a entidade afirma que é impossível atestar as condições de segurança do estádio. O órgão informou que o clube tem até as 12h de quarta-feira para apresentar a documentação.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Ministério Público, o laudo de engenharia é importante para atestar as condições de segurança do estádio, que nesta quarta-feira aguarda receber até 30 mil pessoas. O Atlético-PR já teria apresentado um laudo, mas que ele não se enquadra nos termos do Estatuto do Torcedor.

O MP ainda cobra do Atlético-PR que o clube cumpra as exigências definidas pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, além de Polícia Militar. Segundo a promotoria, os documentos entregues possuem restrições que precisam ser resolvidas até o início do jogo-teste. Procurado, o clube não se manifestou sobre as informações do MP-PR.