Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 06:45:06
Geral

Projeto Stop Drogas promove ação ?Lê pra mim?

Projeto Stop Drogas promove ação ?Lê pra mim?

09/05/2014

Mais de 700 alunos de três instituições de ensino do distrito Três Córregos, interior de Campo Largo, conheceram, há cerca de dois meses, a ação “Lê pra Mim”, que faz parte do Projeto Stop Drogas. Quando o mascote do projeto, “My Con”, aparece no pátio destas escolas, os alunos já sabem: é dia de leitura.

A ação consiste em contação de histórias, leitura de jornais e troca de livros velhos por novos semanalmente, e tem como objetivo promover a prevenção ao uso de drogas por meio do incentivo à leitura. “A promoção do hábito da leitura é a melhor forma de prevenção às drogas. A gente mostra, com a literatura, que é possível se divertir longe das drogas”, explica Sirley Seixas, uma das idealizadoras do projeto Stop Drogas.

As escolas que têm recebido a iniciativa são: Escola Rural Municipal Professora Doraci Rodrigues Machado (escola básica, na modalidade de educação especial), Escola Municipal Augusto Pires de Paula (ensino fundamental) e Colégio Estadual do Campo São Francisco de Assis (ensino médio).
A ação promove atividades específicas por classe de alunos como o Dia do Conto, a Roda de Conversação e o Dia da Troca de Livros, incluindo alunos especiais.

Dia do Conto
Toda quinta-feira a equipe do projeto promove o Dia do Conto para as crianças do pré ao quinto ano. Um telão é colocado no pátio das escolas e histórias são expostas durante a hora do recreio, o que prende a atenção das crianças.

Roda de Conversação
Para os alunos do sexto ano, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a ação promove uma roda de conversação, na qual os alunos têm a oportunidade de ler os jornais da cidade e discutir sobre as notícias. Depois da conversa, os alunos podem levar os jornais para casa.

Segundo Sirley, os alunos especiais, que também participam dessa roda, se sentem valorizados. “Eles levam os jornais pra casa bem orgulhosos. Se sentem valorizados pela escola”, conta.

Dia da Troca de Livros
São estes alunos que decoram as sacolinhas de livros, entregues no “Dia da Troca de Livros”, que também faz parte do cronograma de atividades da ação. Neste dia, os alunos trocam livros velhos por sacolinhas com livros novos. “Os alunos ficam bem felizes por decorarem as sacolas”, diz a professora.