Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 06:44:14
Geral

Plano Municipal de Saneamento Básico entra na etapa três

Plano Municipal de Saneamento Básico entra na etapa três

09/05/2014

Campo Largo continua se movimentando na busca de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Atualmente, o plano está na etapa três, produto 2.2, que prevê a elaboração de um diagnóstico da atual situação do saneamento básico na cidade. No total, oito etapas serão executadas. O objetivo do PMSB é definir áreas prioritárias e diretrizes que devem ser respeitadas em todas as futuras obras de saneamento no município.

Estão programadas até o final do ano diversas reuniões, fóruns, seminários e audiências públicas. As discussões do PMSB contarão sempre com a participação dos representantes dos Comitês de Coordenação e de Execução, prestadores de serviço (Sanepar), associações de catadores (ASSUR), empresas privadas (Sanetran), consórcio público (CONRESOL) e a própria população.

O Plano

O investimento do governo federal para elaboração do Plano em Campo Largo é de R$ 336.353, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e liberados por intermédio do Ministério das Cidades (MCIDADES) e da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA). No Paraná, foram contempladas com o investimento federal apenas as cidades de Campo Largo, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

A Prefeitura será responsável por coordenar todo o trabalho de elaboração do Plano. O PMSB deve partir de um diagnóstico para, então, traçar objetivos e ações prioritárias para os próximos 20 anos. O documento final deve contemplar os quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

A ideia é que a população e o poder público trabalhem juntos para estabelecer metas de qualidade e definir como e quando se chegará à universalização do saneamento básico no município.

O Plano precisa ser concluído em um prazo de doze meses. Para isso, um cronograma foi definido e divido em oito etapas - a primeira e a segunda aconteceram em fevereiro.