Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:36:43
Geral

Professores

02/05/2014

Categoria suspende greve e aulas voltam dia 5 de maio

 

Professores

02/05/2014

Mais de quatro mil educadores de todo o Estado se reuniram no espaço ExpoUnimed, em Curitiba, para a grande Assembleia de Avaliação da Greve Geral dos educadores da rede estadual do Paraná. Foi um número recorde de participantes, que deu mostras da força e tamanho da paralisação organizada pela a APP-Sindicato.

Foram feitas as defesas de duas propostas: a continuação da greve por tempo indeterminado ou a suspensão da paralisação. Foram apresentadas dez defesas de cada proposta e, por fim, os educadores decidiram suspender a greve, mas manter o estado de greve e retornar às escolas no dia 5 de maio.

Proposta do governo apresentada e aceita pela maioria:

Valor do PSPN – Aplicação do índice da data-base (estimado em 6,5%), em maio.
33% de hora-atividade – Reconhecimento da dívida de uma hora-aula atividade a mais aos professores.
Reajuste real para os funcionários de escolas – Elevação do auxílio-transporte dos funcionários e garantia de que nenhum funcionário público tenha o salário-base inferior ao valor do Salário Mínimo Regional.

PSS - Considerar o tempo de serviço dos temporários (PSS), quando for aprovado em concurso, para efeito de avanço na carreira.

Educação Especial – No prazo de 20 dias o governo criará uma comissão especial formada pela APP-Sindicato, governo e Apaes, para tratar da implantação da hora-aula, conforme revindicação da APP.

Pagamento das promoções e progressões em atraso – Pagamento em três vezes: a primeira em junho, a segunda em agosto e a terceira em novembro.

Novo modelo de atendimento à saúde – Um decreto, criando a comissão que terá como objetivo estudar um novo modelo, será publicada em 20 dias.

Corte do auxílio-transporte – Haverá a suspensão do corte imposto aos educadores em licença médica ou qualquer licença.

Dobra de padrão – A direção da APP conseguiu que, no prazo de 20 dias, saia uma resolução nomeando os integrantes de uma comissão que estudará a viabilidade da implantação de uma segunda dobra de padrão.