Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:51:29
Geral

Bioquímica

25/04/2014

Responsabilidade de exercer o trabalho de bioquímica
 

Bioquímica

25/04/2014

Há 12 anos, uma jovem recém formada em bioquímica e apaixonada por homeopatia resolveu, com a cara e a coragem, e toda a competência que lhe é característica, abrir a primeira farmácia de manipulação homeopática de Campo Largo. De lá pra cá, foram três especializações: em Farmácia Homeopática, Farmácia Magistral, e em Farmacologia, e hoje a Botica Erva Doce atende em duas conhecidas e conceituadas lojas da cidade. Esta é Fabiana Kuster, campo-larguense, bioquímica e farmacêutica, que também foi professora em vários cursos técnicos, uma mulher cheia de sonhos e planos que foi a entrevistada no Dia de Entrevista desta quarta-feira (23) no Programa Em Boa Companhia com a apresentadora Chris Minuzzo.  

Fabiana contou aos ouvintes da Rádio Ágape que, em 2002, antes mesmo da farmácia inaugurar, já tinha clientes lhe procurando. “Eu trabalhava na farmácia durante o dia, sem funcionários, somente eu, e arrastei minha mãe junto, que tomou gosto pela coisa e até hoje é meu braço direito dentro do laboratório. Não tinha nem horário de almoço. Chegava lá às 8h30 e fechava a farmácia às 18h30 para ir ao hospital Cajuru, em Curitiba, onde fazia plantões como bioquímica. Valeu muito à pena. Atravessei momentos difíceis, porque muitas pessoas, inclusive concorrentes, imaginavam que uma ‘menina’ de 22 anos não tinha responsabilidade para isso. Mas trabalhei muito, e venci”, conta Fabiana.

Questionada por Chris Minuzzo sobre a responsabilidade de ser uma bioquímica e farmacêutica, atendendo cotidianamente pessoas que chegam com necessidades e diferentes moléstias, Fabiana explicou aos ouvintes que sempre percebeu que uma farmácia não poderia ser uma “loja que vende remédio”, e sim, que presta verdadeiramente um serviço de saúde às pessoas, e para isso, estudou a fundo tudo sobre manipulação de fórmulas, fitoterapia, homeopatia e florais. “Não me considero uma vendedora de remédio. Sou uma consultora de saúde. Se acho que posso ajudar - e a legislação me permite hoje prescrever alguns medicamentos - eu ajudo. Mas eu nunca vendi ilusão, mesmo deixando de ganhar dinheiro com isso, pois acima de tudo está meu compromisso com a ética de jamais expor a saúde de ninguém. Isso é ser um profissional de saúde para mim”, explica Fabiana, que foi homenageada com dezenas de ligações de ouvintes que participaram do programa.

Fabiana contou aos ouvintes a interessante origem dos farmacêuticos, que anos atrás eram conhecidos como “boticários”, e geralmente eram o único acesso à saúde que as pessoas tinham. Era muito comum as pessoas comentarem que “quem curou o filho de alguma coisa foi o farmacêutico da cidade”. Fabiana conta que isso ainda acontece, porém em menor escala porque o acesso das pessoas ao atendimento médico aumentou muito, mas também, por outro lado, isso diminuiu por conta do impacto das legislações que regulam a profissão de farmacêutico.

Fabiana contou ainda que outro foco de atendimento farmacêutico, hoje, está em, além das pessoas buscarem por saúde e qualidade de vida, na procura por manipulações de fórmulas por razões estéticas: tratamentos de pele, orientações sobre prevenções e tratamentos de manchas, etc., numa ótica de beleza diferenciada, a da “beleza de dentro para fora”.

Fabiana ressaltou a importância de esclarecer aos ouvintes que a homeopatia é uma terapia das mais antigas do mundo - há muito tempo as pessoas buscam nos chamados “específicos” a cura e o alívio de doenças. Ela afirma que é importante lembrar, no entanto, que cada planta ou fórmula tem a sua função personalizada, ou seja, o que serve e ajuda uma pessoa pode não servir para outra: o homeopata precisa conhecer a história e os hábitos da pessoa para só assim indicar o melhor e mais adequado tratamento.

O Programa Em Boa Companhia, com Chris Minuzzo, vai ao ar todos os dias pela Rádio Ágape AM, das 9 às 10 horas da manhã, com variedades, notícias, quadros especiais sobre o Mundo do Trabalho, direito, culinária, moda, beleza e atualidades.