Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:24:56
Geral

Nova vida

11/04/2014

Ex-morador de rua festeja início de uma nova vida

Nova vida

11/04/2014

Às lágrimas, seu José, de 62 anos, despediu-se da Casa Lar do Idoso com um almoço comemorativo, que também celebrou a união com a nova companheira, Zumira, 65. O evento aconteceu no dia primeiro de abril, na sede da Casa Lar, com a presença de amigos e da equipe que o ajudou. “Perdi tudo no jogo da vida: família, amigos. Mas fui recebido por essa Casa. Escolhi festejar aqui com meus amigos, que passaram pelo mesmo que eu”, conta.  “É o início de uma nova vida”.

José conta que foi encontrado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) quando havia chegado ao fundo do poço. “Eu estava bebendo demais, preso no alcoolismo. Lá dentro de mim eu ainda tinha um pouco de esperança. Até que o CREAS me achou na rua – se não fosse por essa equipe eu com certeza não estaria vivo”, lembra.

Depois do processo de recuperação e já morando na Casa Lar, José foi a um baile no Centro de Convivência do Idoso e conheceu Zumira. “Senti uma pureza no olhar dela. Ela é a pessoa que eu precisava”, diz.

Zumira conta que o namoro foi à moda antiga, com a supervisão da coordenadora da Casa Lar, Silvana Aparecida dos Santos Pacheco, e da coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Telma Aparecida Cardoso. “No começo, a gente se encontrava no Centro de Convivência. Depois começamos a ir ao cinema juntos. E assim, devagar, fomos nos conhecendo”, explica a companheira.

“Como ela já era cadastrada no Centro e participava de várias atividades, me senti quase no papel de mãe cuidando da filha que estava começando a namorar”, conta Telma, com lágrimas nos olhos. A coordenadora da Casa Lar, Silvana, também diz que o caso de José trouxe uma alegria diferente. “O José está saindo daqui para continuar a vida, para realizar sonhos. Isso é maravilhoso para nós”, diz Silvana.

O almoço também teve a participação de vários servidores envolvidos com os trabalhos do CREAS, do Centro de Convivência do Idoso e da Secretaria Municipal de Assistência Social, que é responsável pelos dois equipamentos. “Que os nossos pensamentos, de todos os presentes hoje, se transformem em chuvas de bênçãos para vocês dois”, disse a secretária da pasta, Noeli Parchen, parabenizando o casal.

“Preciso agradecer a essa equipe. Me sinto o homem mais feliz do mundo. Um ex-morador de rua, um vencedor”, afirmou José, em um discurso que ganhou o aplauso emocionado dos participantes. Por serem bons cozinheiros, José e Zumira agora pretendem investir na culinária. Os amigos e as equipes da Prefeitura doaram utensílios de cozinha para que o casal possa começar um pequeno negócio.
Saiba mais sobre o trabalho do Resgate Social pelo telefone (41) 3392-2371.