Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 09:37:48
Geral

Alex

03/04/2014

'Faltou jogar uma Copa', diz Alex a oito meses de encerrar a carreira

Alex

03/04/2014

Fonte:G1.com

Foto:Reprodução

O dia 2 de abril ficará marcado na vida de Alex. Além de completar 19 anos como atleta profissional, nesta quarta-feira, o meia anunciou a data da sua aposentadoria, marcada para o dia 8 de dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Revelado no Coritiba em 1995, e com passagens pelo Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Parma, Fenerbahçe e Seleção Brasileira, o jogador revela que apenas um sonho não foi realizado: jogar uma Copa do Mundo.  

A história de Alex na Seleção começou em 1996 e terminou em 2005, no dia 12 de outubro em partida contra a Venezuela, válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. No total, o meia foi convocado 49 vezes e anotou 12 gols com a amarelinha. Mas o momento mais marcante e talvez o mais frustrante, foi em 2002, na não convocação de Felipão para o Mundial da Coreia do Sul e do Japão.

O atleta fez parte de todo o processo preparatório para a Copa de 2002, porém, não foi convocado. No último jogo antes da convocação, em um amistoso contra a Islândia, em Cuiabá, Felipão abriu mão de começar com Alex para ver Kleberson, Gilberto Silva e Kaká  jogando. Nomes que acabaram seguindo para a Copa do Mundo de 2002, ao invés de Alex.

- Acredito que eu poderia ter jogado uma Copa do Mundo, mas não joguei por preferência dos treinadores que lá estavam, mas isso não me traz frustração. Eu joguei por muito tempo na Seleção e como todos, fiz jogos espetaculares e jogos ruins – revelou o craque. 

Apesar desta passagem, Alex se sente realizado e acima de tudo satisfeito com o respeito que conquistou nestes 19 anos de futebol. 

- O que mais me deixa satisfeito é que por onde passei, sou respeitado. Em Belo Horizonte, cruzeirenses e atleticanos me respeitam. Em São Paulo, dou autógrafos para santistas e são-paulinos. No Fenerbahçe não conta porque lá extrapolou. Aqui em Curitiba, tenho vários amigos atleticanos e paranistas. E respeito ambos. Isso é o que me deixa mais feliz na minha passagem pelo futebol – declarou o camisa dez. 

O dia 2 de abril de 2014 seria, além do aniversário de 19 anos de carreira do jogador, o dia que Alex penduraria suas chuteiras. Porém, após conversas com familiares, amigos e mobilização da torcida, o meia decidiu esperar até o fim do Campeonato Brasileiro. Contudo, se a decisão fosse contrária, o meia afirma que seria um dia para comemorar tudo o que conquistou no futebol.    

- Se hoje eu estivesse aqui anunciando minha aposentadoria, pararia de uma forma muito satisfeita, olhando pra trás e vendo tudo que eu realizei e conquistei nestes 19 anos – finalizou.