02/04/2014
Projeto do Ônibus Doutor Dentão foi lançado nesta manhã na Praça Getúlio Vargas. A meta é alcançar 15 mil alunos por ano.
02/04/2014
Com evento na Praça Getúlio Vargas, às 10 horas desta quarta-feira (02) foi relançado o projeto do Ônibus do Doutor Dentão. O ônibus itinerante volta a passar pelas escolas do município ensinando de uma maneira divertida como preservar a saúde bucal. A meta do projeto é alcançar 15 mil alunos por ano.
Azul e cheio de desenhos, o ônibus tem nas laterais a imagem do Dr. Dentão, personagem que convida as crianças para descobrirem os benefícios do cuidado com dentes e gengivas. O interior também é cheio de atrações. O veículo possui móveis que imitam o formato de uma gengiva para que os alunos, sentados, representem os dentes. Duas técnicas em saúde bucal utilizarão essa “arcada humana” para mostrar como passar o fio dental, divertindo as crianças.
Além disso, logo na entrada os alunos se deparam com um molde gigante da arcada dentária, que será utilizado nas dinâmicas educativas que acontecerão dentro do ônibus. Na ação, cada aluno ainda ganhará um kit com escova de dente, pasta e fio dental. Se forem identificados casos que necessitam de tratamento, haverá encaminhamento para o atendimento municipal de odontologia.
17 mil crianças de 1999 a 2003
O projeto foi lançado em 1999 pelo então coordenador de Odontologia do município, Alexandre Guimarães, que hoje lidera a pasta municipal de Governo. Até 2003, o Ônibus do Doutor Dentão conseguiu alcançar 17 mil crianças. Porém, com a mudança de gestão em 2004, o projeto foi desativado pela administração, sem muitas justificativas.
Idealizador do projeto, Guimarães fala da luta para relançar o ônibus. “Desde que assumi a secretaria no ano passado, não podia ficar tranquilo enquanto o projeto não fosse relançado. Sei que os benefícios da prevenção começam a aparecer em médio prazo e não há como fazer um bom trabalho se o projeto fica desativado por anos. A ideia é dar continuidade e valorizar a saúde bucal como parte essencial da saúde do corpo todo. Isso é investir na saúde integralmente”, ressalta.
Guimarães, que também é dentista, explica os resultados que podem ser obtidos a partir da prevenção. “Se as crianças aprendem como proceder corretamente a higiene bucal diária, vamos diminuir a incidência de dentes cariados, perdidos e obturados, além de doenças mais graves. Isso também impacta diretamente o atendimento nos postos de saúde, ou seja, com menos atendimentos, diminuem as filas”, conclui o secretário.