28/03/2014
Devido ao sucesso da entrevista com a nutricionista campo-larguense Cristiane Bonato no mês passado no Programa Em Boa Companhia, o assunto Alimentação veio para ficar na programação. Nesta semana teve início uma nova série de entrevistas, agora em um quadro fixo quinzenal denominado “Ao Longo da Vida”.
A apresentadora Chris Minuzzo anunciou a novidade, justificando sua importância: “O quadro ‘Ao Longo da Vida’ falará de alimentação saudável e nutritiva em todas as etapas da vida, desde o nascimento até a melhor idade, de alimentos fundamentais para cada fase, levantando mitos e verdades, e o que é melhor, com a palavra da especialista, a competente nutricionista Cristiane Bonato”.
E nesta quarta-feira (26) iniciou-se a 1ª Etapa: Alimentação do nascimento ao desmame, onde os ouvintes da Rádio Ágape puderam saber tudo sobre aleitamento materno, sucos, papinhas e sopas dos bebês, dicas e conselhos importantes, principalmente sobre os benefícios da amamentação natural. “Os benefícios da amamentação natural são inúmeros: o leite materno previne doenças, alergias, aumenta a imunidade do bebê. Tem o ‘tempero correto’, com os nutrientes certinhos que o bebê precisa para crescer forte e saudável, mata a sede e a fome é uma vacina natural”, afirma Cristiane, que reforça ainda que o corpo feminino já vai se preparando na gravidez para oferecer o leite ao bebê, e que o contato mãe/filho durante a amamentação cria laços eternos e é um momento maravilhoso.”
Das dezenas de ligações parabenizando o programa pelo tema e a convidada, vieram alguns questionamentos sobre a alimentação da mãe durante a fase de amamentação. Cristiane aconselha as mães a comerem de tudo, comedidamente, evitando sempre o fumo e o álcool, e lembra que “cólicas são normais no bebê, afinal, ele está experimentando cada alimento pela primeira vez, e se adaptando a eles”. Cada caso é um caso, reforça Cristiane, e a mãe deve fazer o acompanhamento constante do bebê com o pediatra e, sempre que possível, com nutricionista. Outra pergunta frequente é sobre o tempo que se deve amamentar a criança, e nisso, Cristiane foi categórica: “Não existe um tempo certo, um tempo padrão: o que não se deve é parar de amamentar apenas por conselhos dos outros, ou por vergonha - porque a criança já está grandinha, por exemplo, e pessoas cobram o desmame. Devagar, o desmame vai acontecendo com a complementação de novos alimentos, até que o leite se torne a complementação da alimentação.” A nutricionista explicou que o período de “desmame” é a fase onde se introduz na alimentação do bebê outros alimentos, como sucos, frutas, papinhas, iogurte, chás e sopas, lembrando sempre que se deve evitar liquidificar os alimentos, para que a criança faça a mastigação e coma os pedacinhos, triturados ou amassados.
A conversa finalizou com o conselho de evitar os achocolatados - é importante saber que os achocolatados possuem uma substância chamada xantina, que atrapalha a absorção do cálcio no intestino. A regra também vale para a cafeína (tipo de xantina presente no café), e refrigerantes, que contribuem para a maior incidência da cárie dentária, dilatam o estômago e predispõem à obesidade.
Na próxima quinzena, o quadro “Ao Longo da Vida” continua com alimentação na infância e merenda escolar saudável.