Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 09:29:10
Geral

Índios

24/03/2014

Município contata Funai sobre situação dos índios

Índios

24/03/2014

Fonte:Depcom/PMCL

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) contatou na quinta-feira (20) a Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a situação dos índios da reserva Cândido de Abreu, que há 20 dias se instalaram na Rodoviária de Campo Largo. Depois de conversar com os índios e solicitar resposta da Fundação quanto às principais reivindicações, o setor de Resgate Social do CREAS recebeu uma resposta formal do órgão, que prometeu enviar uma equipe ao município nos próximos dias.

“Recebemos denúncias a respeito da situação de vulnerabilidade em que os índios estavam vivendo aqui. Como a lei nos impede de recolhê-los ou prestar uma assistência direta, nós conversamos com eles para ouvir o que estavam mais precisando e contatamos a Funai, que é o órgão responsável”, explica a coordenadora do CREAS, Regina Moro.

Na conversa que a equipe do CREAS teve com o grupo, foi constatado que os cerca de 20 índios instalados no município fazem parte do Cadastro Único e são beneficiários do programa Bolsa Família. Porém, de acordo com Moro, os índios relataram que não havia, até então, nenhuma assistência por parte da Funai.

Já a Fundação alegou que os índios possuem casa na sua reserva de origem, porém não podem ser impedidos de sair e procurar pontos para a venda de artesanato, por exemplo. O órgão virá para Campo Largo para conversar com os índios e negociar tanto o retorno para a reserva Cândido de Abreu como outras providências de urgência.

O CREAS faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, que também está acompanhando o caso.