Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 11:48:21
Geral

Greve professores

18/03/2014

Professores reduzem aulas para apenas 30 minutos, em protesto. Estudantes liberados das aulas mais cedo nesta terça-feira (18)

Greve professores

18/03/2014

Os alunos da Rede Estadual de Ensino tiveram apenas 30 minutos de aula, em cada matéria nesta terça-feira. As aulas, que em geral terminam às 11h50min., terminaram às 10h15min., e os estudantes foram liberados das salas de aula. Os pais que foram mais cedo às escolas, levaram os filhos para casa. Na maioria das escolas, os estudantes ficaram nos pátios, até o horário regimental.

O movimento dos professores é parte da estratégia nacional da categoria, pelo cumprimento do Piso Nacional. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou uma greve nacional dos professores, com início na segunda-feira (17). Em Campo Largo, as escolas da rede estadual não deverão ter aula nesta quarta-feira. Os professores se reunirão em Curitiba, em frente ao Palácio do Governo, para reivindicar reajuste salarial. A redução do tempo de aula deverá continuar, durante o resto da semana.

O CNTE, que representa mais de 3 milhões de educadores das redes públicas de educação básica, reivindica o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada; investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria; votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE); destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública.

Nesta quarta-feira (19), mais de cinco mil pessoas de todo o país estarão reunidas na capital federal, a partir das 9h, para um ato em defesa da educação, em uma tenda que será montada em frente ao Congresso Nacional. No Paraná a reunião será na frente do Palácio do Governo, em Curitiba.