Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 12:40:50
Geral

Caminhada

27/02/2014

Campo Largo promove 2ª Caminhada Internacional na Natureza

Caminhada

27/02/2014

Fonte:Depcom/PMCL

No dia 8 de março, Campo Largo promove a 2ª Caminhada Internacional na Natureza. O percurso será feito no “Roteiro das Colônias Polonesas”, na região da Colônia Figueiredo. O circuito passa por estradas rurais e propriedades com produção de flores, vinhos, verduras, pequenos animais e artesanato. Além disso, o evento oferece a possibilidade de conhecer carreiros na roça, trilhas na mata e comida típica polonesa.

“Além de uma oportunidade para os amantes da natureza, as caminhadas também tem como objetivo promover o fortalecimento da agricultura familiar com a implantação de atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais, agregando renda e gerando postos de trabalho”, explica a diretora geral do Departamento de Turismo de Campo Largo, Bernadeth Kulka.

Por caracterizar um esporte não competitivo, podem participar pessoas de qualquer idade. A inscrição deve ser feita antecipadamente no site da caminhada ou pessoalmente no dia do evento. O custo é um quilo de alimento não perecível. A doação dos alimentos arrecadados será administrada pela Associação de Turismo Rural das Colônias Polonesas.

Roteiro das Colônias Polonesas

O credenciamento da Caminhada começa às 7h30, com concentração na Capela Nossa Senhora da Luz, na Colônia Figueiredo. Quem desejar, pode adquirir um café da manhã com comidas típicas do ambiente rural. Após a abertura oficial e um aquecimento físico, todos partem para um percurso de aproximadamente 11 quilômetros.

Orientados por placas, os caminhantes podem parar em três pontos de apoio, onde haverá água, banheiros e muitos atrativos para visitar. A primeira parada é na Chácara Caminho das Flores e Vinhos Monjolo. Em seguida, é a vez da Chácara Camila. Por último, a RF Orquídeas exibe um belo orquidário. Em cada ponto, os participantes recebem um carimbo na caderneta oficial das caminhadas para validar o trajeto.

No retorno à Capela, será possível conferir uma grande feira de produtos coloniais da região com bolachas, pães, geleias, vinhos, flores, mel, chás, além de artesanato local.

Para finalizar, os caminhantes podem saborear um almoço típico polonês, em uma propriedade onde haverá passeios gratuitos de balsa e de “carroção”, puxado por um trator decorado com lambrequins, símbolo típico polonês. No caminho para o restaurante, também é possível visitar o Museu da Etnia Polonesa.

Para o percurso, serão distribuídas sacolas plásticas para coleta de resíduos gerados pelo caminhante ou encontrados no caminho. No final, a sacola pode ser trocada por mudas de plantas nativas.

A Caminhada em Campo Largo faz parte do Projeto Caminhadas na Natureza que, no Paraná, é desenvolvido desde 2007. De forma articulada e participativa, o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), em parceria com a organização não governamental (ONG) Anda Brasil, a Secretaria de Estado do Turismo e as prefeituras.

Em Campo Largo, conta com a organização do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Associação de Turismo Rural das Colônias Polonesas.

Como nasceram as caminhadas

A ideia original sobre as “caminhadas organizadas” surgiu na França após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das cidades grandes. As caminhadas são conhecidas mundialmente como “Esportes Populares”, nome que se deve ao caráter de inclusão da atividade, que permite a participação de integrantes de todos os segmentos econômicos, faixas etárias e condições físicas, em grupos ou individualmente.

O movimento das caminhadas já promoveu mais de sete mil circuitos em 50 países, mobilizando 17 milhões de caminhantes. A coordenação internacional dos eventos é feita pela Federação Internacional dos Esportes Populares (Internacionaler Volksporter Verbunder – IVV), sediada na França.