Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:42:16
Geral

Quantos anos de vida tem Campo Largo?

Quantos anos de vida  tem Campo Largo?

22/02/2014

 

“Dia 2 de abril, Campo Largo deveria estar comemorando 144 anos de sua fundação.  No dia 23 de fevereiro é comemorada a emancipação política da nossa Cidade, ou seja, o dia em que foram diplomados os primeiros vereadores eleitos em Campo Largo, e que comemora, sim, a criação de um “Poder Político”, e que está de aniversário juntamente com a “Folha de Campo Largo”.  Uma cidade tem que nascer antes de ser formada uma Câmara Municipal. Para haver uma Câmara Municipal é necessário haver uma Cidade, e não ao contrário, portanto, no dia 2 de abril Campo Largo foi elevada à categoria de “Villa e Município”.

Como a elevação à Freguesia tinha sido dada pelo Governo do Império, a Assembleia Provincial já poderia deliberar sobre a criação de Distritos, Vilas e Municípios. Por Lei nº 23 de 23 de março de 1841, foi criado o Distrito de Campo Largo, pertencente a Curitiba. Por Decreto Lei nº 219 de 02 de abril de 1870, pelo então Presidente da Província, Dr. Antonio Luiz Affonso de Carvalho, e Vice-presidente o Cel. Manoel Antonio Guimarães, dando novas denominações aos povoados, Campo Largo foi elevado de Distrito para Vila e Município. Neste ato, também foi nomeado o primeiro Escrivão Distrital, Apolinário Rodrigues de Andrade e Silva, que acumulava ainda a função de Tabelião.

Na mesma data e pelo mesmo documento, a Freguesia de Rio Negro teve sua fundação, e a cidade de Rio Negro comemora no ano de 1870 a sua fundação. Com relação à data do aniversário, normalmente ele é comemorado na data do nascimento e não a data em que se faz o registro. Não há um erro, qualquer um pode ser registrado e ser colocada a data que quiser, mas Campo Largo já fez isto no passado, e foi mudado. No Brasão das Armas (heráldica) de Campo Largo consta a data de sua fundação, dia 02 de abril de 1870, que foi esquecida ou suprimida pelo tempo e pela política. Campo Largo tem sim mais uma data a comemorar. A data de seu nascimento, data real de seu aniversário”.
* Por Renato Hundsdorfer, pesquisador e historiador