Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:52:17
Geral

Aniversário da cidade

21/02/2014

Abertura do aniversário da cidade tem apresentações e lançamento de livro
 

Aniversário da cidade

21/02/2014

Na última segunda-feira (17), a Casa da Cultura sediou a abertura oficial da Semana de Aniversário de Campo Largo. O evento teve início com a execução dos hinos nacional e de Campo Largo, na voz do cantor Sílvio Ruann. Na sequência, os participantes assistiram a uma apresentação de ginástica rítmica sob a coordenação da professora Kharinna Chemin Miró. e a um teatro sobre lendas campo-larguenses, com direção e texto de José Vilseki e Laís Hoffmann.

A noite foi encerrada com o lançamento do Guia Poético de Campo Largo, livro de Alice Gödke que retrata poeticamente o município. De acordo com a escritoria, a obra “foi inspirado pelas belezas turísticas que aqui existem e muitos ainda nem perceberam. No progresso que aos poucos foi acontecendo enquanto eu crescia, e me entendia por gente, como dizem os mais idosos. Nos pequenos lugares que pode ser insignificante para a maioria, para um(a) escritor(a) se torna um universo de palavras e sentimentos. As observações em relação não só aos lugares, mas também às pessoas e acontecimentos dão margem para muitos versos, crônicas, contos, enfim”, explica.

Para ela, “o mundo de hoje, em sua agitação intensa, não permite mais que as pessoas parem, observem, e analisem as belezas que as rodeia. A nossa cerâmica já anteriormente tão intensamente comentada, a qual deu origem ao título de Capital da Louça, hoje parecem esquecer que foi exatamente ela que sustentou a maior parte da população campo-larguense. Que independentemente de partidos políticos cada gestão que se responsabilizou pela cidade, deixou sua marca em maior ou menor destaque. E, a cada uma delas devemos agradecer pelo progresso que hoje temos e vemos a cada dia, principalmente no que se refere a cultura. Como também ao esforço de cada campo-larguense, cada qual com sua herança cultural. As famílias tradicionais, aos comércios existentes até hoje, que me fazem lembrar minha infância quando acompanhava meus pais para as compras, tudo isto me inspirou e me fez escrever esta humilde obra com o intuito de não só relatar, mas agradecer a toda a população desta cidade por fazer de Campo Largo o que hoje ele é. O nosso orgulho, a nossa terra, o meu berço. A minha paixão de viver. Com esse livro pretendo transmitir em versos o amor que sinto por Campo Largo e também valorizar tudo e a todos daqui. Para os turistas que aqui chegam possam sentir o mesmo por esta cidade hospitaleira”, declara.