31/01/2014
Ação ‘Esqueça um Livro’ em Campo Largo
31/01/2014
Aconteceu em Campo Largo, no sábado (25), a ação Esqueça um Livro. É inspirado no projeto de um paulistano para transformar as cidades em uma biblioteca a céu aberto. Bruna Brito Burrego resolveu trazer esta ideia para Campo Largo.
“Como eu tinha alguns livros que ficaram para doação aqui na loja pensei, vou esquecê-los na rua, tirar fotos e postar para o pessoal. Depois pensei em criar um evento mesmo para, se mais pessoas quisessem esquecer seus livros, sair todos juntos. Então tive a ideia de me prontificar a distribuí-los para quem não pudesse ir no sábado de manhã. Quatro clientes vieram deixar sua pilha de livros para distribuição e recebi alguns livros de um distribuidor parceiro”, explica Bruna, que conseguiu mobilizar a ação que totalizou 50 livros.
“Metade eu consegui ‘esquecer’, a outra metade irei distribuir neste sábado bem cedinho. Dentro de cada livro coloquei uma cartinha, explicando um pouco da ação e estimulando a pessoa a esquecê-lo novamente para outras pessoas. O importante é estimular o desapego com os livros e fazer com que eles circulem, sejam emprestados, doados, vendidos ou trocados. O livro não foi feito para ficar na estante, ele precisa ser lido, manuseado”, afirma.
Bruna detalha que tem alguns livros que tocam muito a pessoa, que são importantes e por isso querem guardá-los, mas geralmente a maioria para pode ser compartilhada. “Eu poderia simplesmente comunicar que tenho livros para doação aqui na loja e as pessoas virem buscar. Só viria buscar quem gosta de ler. Mas o legal deste projeto é surpreender as pessoas. Elas encontram o livro nos lugares mais inesperados e são estimuladas a lê-lo. Há pessoas que não têm o hábito de ler e começam a ler por terem simplesmente encontrado o livro”, detalha. Segundo ela, duas pessoas entraram em contato para falarem como foi esta experiência.