Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 05:45:45
Geral

Procon

21/01/2014

Procon orienta pais na hora de comprar material escolar

Procon

21/01/2014

Fonte:Depcom/PMCL

O mês de fevereiro está chegando e com ele também vem a volta as aulas. Para muitos pais, chegou a hora de encarar a lista de materiais escolares e ir às compras. Porém, é preciso ter muito cuidado para não acabar gastando demais e não ser enganado por não conhecer algumas regras.

Confira, a seguir, algumas dicas do Procon para se dar bem na hora de comprar os materiais escolares e também na hora de contratar o serviço de transporte escolar.

Material escolar

Pesquise os preços em diversos pontos de venda. É aconselhável não levar os filhos às compras. Isso evita pressões pela aquisição de produtos da moda.

Antes de comprar, verifique quais produtos sobraram do ano anterior e que estejam em bom estado para reaproveitamento.

A escola não pode exigir a compra de produtos de uma determinada marca ou local específico, nem de materiais de uso coletivo como sabonetes, papel higiênico, grampos e clipes. Havendo sobra do material solicitado, o mesmo deve ser devolvido aos pais ou responsáveis ao final do período letivo.

Algumas instituições de ensino utilizam apostilas como material didático. Somente para este item pode haver exigência de compra em determinados estabelecimentos ou na própria escola.

Avalie a qualidade dos produtos, o preço e as condições de pagamento. Uma dica é comprar em grandes quantidades, pois pode haver descontos. Você pode comprar o material com outros pais de alunos.

Exija sempre a nota fiscal, tíquete do caixa ou cupom do ponto de venda, fundamentais se houver necessidade de troca.

 Uso da mochila

O peso máximo deve ficar entre 10% a 20% do peso do estudante.

Escolha mochilas leves e com duas alças para que o peso seja melhor distribuído nos ombros.

As alças devem ser acolchoadas e reguláveis. Na altura da barriga deve ter um cinto ajustável para evitar que a mochila balance.

Uniforme escolar

Segundo a lei 8.907/94, a escola deve adotar critérios para a escolha do uniforme levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da cidade em que a escola funciona. O modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.

Transporte escolar

Verifique se o veículo tem a licença do órgão competente. Apenas os veículos autorizados podem circular e passam por vistorias.

Confira se o motorista está habilitado para o transporte escolar. Essa informação conta na carteira de motorista.

Observe a conduta do motorista no trânsito e no tratamento dado às crianças.

Fontes: Procon/Proteste/Detran-DF/Associação Brasileira de Ortopedia Pediátrica.