18/01/2014
Comprovante de endereço é obrigatório para recadastramento biométrico
18/01/2014
A primeira semana de recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral em Campo Largo já foi bastante movimentada e aconteceram algumas complicações que deixaram lento o atendimento, situação que deve ser normalizada na próxima semana.
O chefe do Cartório 009ª ZE, Leandro Nogueira, informou que muitas pessoas chegam sem comprovante de endereço atual, o que é obrigatório. Por isso, muitas pessoas acabaram indo ao Fórum, mas não conseguiram fazer o recadastramento.
No primeiro dia de atendimento, segunda-feira (13), aconteceram problemas com alguns computadores, que precisaram ser configurados novamente. Com isso, o tempo de espera chegou de 1 hora e 20 minutos a 2 horas. Nesta semana apenas 21 guichês estavam funcionando e a partir da próxima segunda-feira outros 16 serão instalados para agilizar o atendimento. Nesta semana foram necessárias algumas adaptações, mas Leandro comenta que tudo está sendo resolvido para atender a todos no menor tempo possível.
Na segunda-feira foram realizados 392 recadastramentos, no dia seguinte já foram 593 e na quarta-feira foram mais de 700 atendimentos. Leandro explica que a pessoa chega e logo passa por uma triagem para checar se o eleitor está com todos os documentos e se está tudo correto. Só assim a pessoa recebe uma senha e aguarda pelo atendimento, sentada na área externa do Fórum, onde está montada uma tenda.
O recadastramento dura cerca de 15 minutos. O eleitor entrega os documentos, atualiza o cadastro e pode alterar local de votação, de acordo com o comprovante de endereço, faz a identificação biométrica e foto no próprio local.
Quanto ao agendamento, para a primeira semana foram abertas poucas vagas e algumas pessoas reclamaram que não estavam conseguindo um horário, o sistema avisava que não estava disponível. Leandro afirma que 1.666 pessoas agendaram horário pela Internet e serão abertos mais 1.118 horários de atendimento para o período de 20 a 31 de janeiro. Quando chegar neste número novos horários devem ser abertos. Para fevereiro ainda não é possível agendar.
O recadastramento acontece até o dia 28 de março. São aproximadamente 85 mil eleitores que deverão comparecer ao Fórum Eleitoral. Quem não fizer o recadastramento perderá o título. Quem perder o prazo ainda pode fazer até o dia 07 de maio, pagando uma multa. Após esta data o eleitor fica proibido de votar nestas eleições. Quem quer transferir o título deve também respeitar o mesmo prazo, levar os documentos e um comprovante de endereço com mais de três meses.
O agendamento não é obrigatório, mas pode ser feito pelo site www.tre-pr.jus.br para facilitar e garantir que o eleitor seja atendido no horário marcado. O atendimento no Fórum Eleitoral é de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 1345.
Documentos nescessários
- Documento oficial com foto
- Comprovante de endereço atual (de até 3 meses atrás), em nome do requerente, de seus pais ou cônjuge;
- Título de eleitor e CPF, se tiver (não aceita cópia)
Para o 1º Título de Eleitor é exigido certificado de quitação com o serviço militar para os homens de 18 a 45 anos.