15/01/2014
Centro Médico fecha ano com aumento de 32% no número de atendimentos
15/01/2014
Fonte:Depcom/PMCL
O Centro Médico Hospitalar de Campo Largo fechou o ano de 2013 com aumento de 32% no número de atendimentos em relação ao ano de 2012, atingindo a marca de 170.445 mil intervenções ao longo de todo o ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os números são referentes à quantidade de pacientes de Urgência e Emergência, Eletivos da Pediatria e Clinica Média, bem como a quantidade de medicações realizadas.
Várias ações foram tomadas ao longo de todo o ano para que o serviço prestado pelo Centro Médico fosse otimizado. O serviço de raios X, que antes não funcionava entre 0h e 8h, agora atende 24h; a nova organização na rotina das equipes diminuiu em 92% o numero de evasões dos pacientes; lâmpadas foram trocadas para melhorar a iluminação e uma televisão foi instalada na sala de espera da Pediatria. Tudo isso somado ao empenho dos colaboradores tem sido primordial para o sucesso da instituição.
“Nossa equipe tem feito um trabalho muito bom e o resultado é o aumento e a melhoria dos serviços prestados. Conseguimos também diminuir o tempo médio de espera entre a triagem do paciente e o seu atendimento pelo médico, que agora dura em média 40 minutos”, explica Alexandre Xavier, secretário de Saúde do município.
O coordenador do Centro Médico, Giovani Marcon, afirma que a visível melhora no atendimento do Centro Médico tem atraído pacientes de municípios vizinhos. “Moradores de Balsa Nova, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Campo Magro tem buscado atendimento aqui em Campo Largo”, afirma Marcon.
Na última quinta-feira (9), o secretário de Governo, Alexandre Guimarães, visitou a instituição, junto com o secretário de Saúde. Ao lado de Marcon, os secretários passaram pelas alas, salas de atendimento e verificaram as melhorias na estrutura. “Em 2013, tivemos muito trabalho. Mas, graças a Deus, os números já mostram os resultados. O atendimento melhorou, a estrutura está muito mais adequada e temos uma frota de ambulâncias funcionando e atendendo a população. A ideia é ampliar os resultados em 2014”, ressalta Guimarães.
Ambulâncias
Complementando os bons números do Centro Médico Hospitalar, a Central de Ambulâncias fechou o ano de 2013 com aumento de 27% no número de atendimentos realizados, em comparação ao ano anterior. Atualmente, a entidade possui 23 veículos operando diariamente. Vale ressaltar que a Central de Ambulâncias não atende somente o Centro Médico Hospitalar, mas sim todas as Unidades de Saúde da cidade de Campo Largo.
Quando o assunto são os atendimentos prestados pelo SAMU, o aumento no número de atendimentos em 2013 foi 22% maior que no ano anterior, fechando em 9.727 mil atendimentos no período de maio a dezembro do ano passado. Muito do aumento nas intervenções veio por conta da aquisição de três novas ambulâncias, afirma o coordenador da Central de Ambulâncias, Celso Reinaldim. “As novas ambulâncias vieram para complementar o serviço prestado, atendendo todo o município e os distritos próximos”, explica. “Uma das ambulâncias foi adquirida para atender especificamente as localidades de Três Córregos, São Silvestre, Santa Cruz e Itambézinho”, acrescenta o coordenador.