Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:40:35
Policial

Homicídios em 2013

10/01/2014

A Folha divulga um breve resumo de todos os casos que aconteceram no decorrer do ano de 2013 nos municípios de Campo Largo e Balsa Nova.

Homicídios em 2013

10/01/2014

Campo Largo teve 31 homicídios registrados, por diversas regiões da cidade, três casos aconteceram no Bom Jesus e três no Centro, as demais regiões citadas tiveram um homicídio registrado - Loteamento Francisco Gorski, Rivabem, Itambézinho, São Marco, Jardim Social, Jardim Esmeralda, Novo Horizonte, Vila Operária, São Silvestre, Ribeira de São Pedro, Ferraria, Estrada do Cerne em Bateias, Jardim Meliane, Cristo Rey, São Vicente, Jardim Guarani, Jardim Itaqui, Vila Pompéia, Passaúna, Três Córregos e no município de Balsa Nova foram mais seis mortes.

Nesta edição a Folha divulga um breve resumo de todos os casos que aconteceram no decorrer do ano de 2013 nos dois municípios.

JANEIRO

Dia 21 – Yohan Jefferson de Lara (16) foi assassinado no Loteamento Francisco Gorski, com cinco tiros, sendo três na perna esquerda, um no braço esquerdo e outro na face.

FEVEREIRO

Dia 24 – Janderson de Oliveira (27) foi morto com três tiros na cabeça em uma barraca de cachorro quente em frente ao Hospital Infantil, por volta de 23h30min.

MARÇO

Dia 05 – Aldari Mazur (38) foi morto pelo seu subordinado, após um desentendimento entre os dois. Aldari teria disparado contra José de Oliveira (27) e errado o tiro, José então entrou em luta corporal com seu patrão, tirando a espingarda das mãos do mesmo, que subiu em um trator e foi alvejado ao tentar fugir. Caso aconteceu na região de Itambézinho.

Dia 16 – Anuar Willians de Melo (28) foi morto a tiros dentro do banheiro de sua casa na rua Rubens Braga, no bairro São Marcos, por volta de 20h35min.


ABRIL

Dia 05 – Os irmãos Evandro Almeida dos Santos (19) e Tiago Almeida dos Santos (21), foram mortos no bairro Jardim Social. Evandro foi atingido por um tiro na cabeça, tendo morte instantânea. Seu irmão Tiago foi atingido por um tiro certeiro, no rosto, o qual transfixiou a cabeça.

Dia 21 - Jefferson de Oliveira Gregório da Silva (30) foi encontrado baleado dentro de uma igreja evangélica, na Ferraria, no dia 7 de abril e encaminhado ao Hospital Evangélico, onde ficou internado por mais de duas semanas, entrando em óbito no dia 21.

Dia 30 – Wesley Lourenço Correia (14) foi morto com um tiro no peito, por volta das 02h55min, na Travessa da Curva no bairro Bom Jesus. A vítima teria uma desavença, que culminou em briga no meio da rua e em seguida sua morte com um disparo.

MAIO

Dia 11 - Mariano Moreira de Paula (59) estava em casa com sua esposa Tereza Ribeiro Batista (62), quando um desconhecido arrombou a porta. Sua mulher conseguiu fugir pela janela dos fundos na tentativa de pedir ajuda na casa de um irmão, mas Mariano ficou na casa e foi morto com golpes de faca. O caso aconteceu no Km 63 da Estrada do Cerner em Bateias.

Dia 14 – Luis Antonio Taborda dos Santos (22), procurado pela Polícia de Fazenda Rio Grande, morre ao reagir à prisão no bairro Jardim Rondinha.

Dia 31 – Valmir Fernando da Silva (21) estava em um bar no Jardim Meliane, quando foi surpreendido por um homem que se aproximou e disparou várias vezes.

Dia 31 - Airos Roger Ribeiro (22) foi morto quando estava na casa de sua namoranda, no bairro Cristo Rey. Segundo sua namorada um homem chegou em um carro e disparou contra Airos, que tentou correr e caiu em uma ribanceira em frente a casa.

JUNHO

Dia 23 – Após escutarem alguns tiros, moradores do bairro São Vicente ligaram para a PM, que chegando ao local indicado, encontraram Casimiro Ferreira da Silva (44) morto com um disparo no peito.

JULHO

Dia 17 – Jeferson Julio Padilha (19) foi baleado no estacionamento de uma casa noturna, na noite de do mingo (14). O proprietário do local colocou a vítima em seu carro e o levou para o hospital, onde não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo na manhã do dia (17).

Dia 31 – Claudemilson Donadi (35) foi morto com três tiros, às margens da BR-277 sentido Campo Largo, proximidades do Jardim Guarani.

AGOSTO

Dia 10 – Quando voltava da casa de sua namorada, Leandro Moreira (27) foi surpreendido por um desconhecido em frente a sua casa, no Jardim Itaqui. O agressor desferiu alguns golpes com uma ponta de ferro nas costas de Leandro, que teve seu pulmão perfurado e não resistiu.

Dia 12 - Igor Rodrigues Herrmann (26) foi morto quando estava em frente a casa de um amigo na Vila Pompéia, mas antes de conseguir falar com o mesmo, um desconhecido se aproximou de seu veículo e sem dar tempo de reação, disparou diversas vezes.

Dia 19 – Eduardo Augusto Ribeiro (22), o “Tocha” como era conhecido por muitos, foi encontrado morto na canaleta da PR 423, km 22, acesso da Estrada da Ratada, com quatro tiros. Ele era morador do Partênope.

Dia 26 – José Cassio Ferreira da Silva, de 19 anos, foi alvejado com tiros e em seguida teve seu corpo carbonizado, no Passaúna. O rapaz teria vindo de Alagoas para trabalhar em Curitiba e não tinha passagens pela polícia.

SETEMBRO

Dia 03 – Jorge Luiz Costa (20) foi encontrado morto pela sua mãe, quando ela levava sua outra filha para a escola, no bairro Novo Horizonte. Jorge foi atingido por quatro tiros.

Dia 05 - O assassinato, de forma covarde, do superintendente da Polícia Civil da Delegacia de Campo Largo, Marcos Antonio Gogola (45), foi o fato mais chocante deste ano de 2013. O crime aconteceu quando Gogola e mais um carcereiro acompanhavam um preso em uma consulta ao dentista. Quando estavam no Consultório foram surpreendidos por um trio encapuzado, que mesmo tendo o controle da situação sobre os dois que acompanhavam o preso, dispararam um tiro na nuca de Gogola que morreu na hora, e um tiro nas costas do carcereiro que foi encaminhado ao Hospital.

Dia 05 - Após o ocorrido, uma grande operação foi montada para prender os responsáveis pela ação de resgate de Dionatan Mendes de Quadros. Pedro Thiago Kochinski Ferreira foi morto na troca de tiros com a polícia, na noite de quinta-feira (05) no bairro Cristo Rei. Seus comparsas foram presos.

Dia 09 - Mario da Silva, conhecido por “Neguinho” deu entrada em óbito no Centro Médico. O crime teria acontecido no estacionamento da casa noturna Jambahalla.

Dia 21 – Anderson Machado dos Santos (21) foi morto no loteamento Nova Trento, após um desentendimento com um outro rapaz. Um menor se apresentou a PM como autor do crime, e confessou também ter matado no dia 09 de Setembro Mario da Silva, no estacionamento do Jambahalla.

Dia 22 - Emanes Saint Louis (22) foi morto de maneira cruel, na Vila Operária. Emanes que trabalhava em um supermercado não compareceu no trabalho, quando colegas foram até sua casa, encontram o rapaz com as mãos amarradas, um corte no pescoço e com seu orgão genital decepado.

OUTUBRO

Dia 12 – Um homem conhecido apenas como Gilmar, foi morto por esfaqueamento em São Silvestre. A causa da morte foi um desentendimento entre dois conhecidos após uma tarde de bebedeira.

Dia 20 - Isaac Marques Moreira (21) foi morto com um tiro em uma festa de igreja, próximo à divisa com o município de Itaperuçu.

Dia 25 - Jessé Pereira da Silva (23) foi morto com dois tiros na cabeça, nos fundos de um campo de futebol no Jardim Meliane.

NOVEMBRO

Dia 11 - Jeferson Nader de Oliveira (23), morreu no hospital vítima de esfaqueamento em uma festa na localidade da Erva em São Silvestre no dia anterior.

DEZEMBRO

Dia 22 - Evandro Lopes Valgarenghi (20) foi encontrado morto dentro de uma cava no Passaúna,  com várias perfurações pelo corpo.

Homicídios na região de Balsa Nova

Este ano a Folha divulgou seis homicídios que aconteceram na região de Balsa Nova, sendo dois casos registrados na região do São Caetano no mês de Fevereiro, um na região dos Pessegueiros no mês de abril, outro em São Luiz do Purunã em Outubro e por último em uma zona rural próximo ao São Caetano no mês de Dezembro.

JANEIRO

Dia 9 - Luiz Betin Ramos (60) foi morto com um tiro nas costas durante um assalto, quando estava fazendo compras em um estabelecimento no Bugre.

FEVEREIRO

Dia 07 – Quando chegava para trabalhar no São Caetano, Lindomar Pereira (38), conhecido como “Bicudo”, foi alvo de dois disparos de arma de fogo, um atingiu seu tórax e outro suas costas.

Dia 17 - Alex Israel Bueno (28) foi morto de forma brutal com 12 golpes de faca no Pessegueiros. Fernando Pacheco de Lima (34) foi preso no dia 6 de abril em Curitiba, como suspeito da morte de Alex.

ABRIL

Dia 14 - Jeferson Alexandre Millnitz (31) foi morto com dois tiros, no bairro São Caetano.

OUTUBRO

Dia 21 - Alif Castelo Fernandes (19), suspeito de assalto a posto de combustível em São Luiz do Purunã, foi morto na troca de tiros com a Polícia Militar.

DEZEMBRO

Dia 09 - Sergio Abel Ferreira Junior (18) foi morto com um tiro na cabeça e outro nas costas. Ele foi encontrado morto na Estrada João Vidal, na zona rural.


Campo-larguenses mortos em Curitiba

Seis homicídios envolvendo campo-larguenses foram registrados neste ano de 2013 em Curitiba, os casos foram registrados em bairros diferentes, sendo um no Sítio Cercado em janeiro, um no Centro em março, um no Campo Comprido em abril e outro no São Braz em maio:

JANEIRO

Dia 08 - Geraldo Fernando Duarte (25), estava dentro do seu Corsa Sedan, estacionado no Bairro Novo, no Sítio Cercado, quando recebeu vários disparos de arma de fogo.

MARÇO

Dia 03 – Jucilene Aparecida Correia Quadros (25) foi morta pelo seu ex-marido no Centro de Curitiba, no interior de um estabelecimento.

ABRIL

Dia 03 – Rogério da Silva (33) e sua filha Kauane Cadena da Silva, de apenas 15 anos, moradores do Jardim Guarani, foram mortos nas proximidades do terminal do Campo Comprido, em Curitiba, quando vários homens chegaram próximo ao veículo onde os dois estavam, e dispararam diversas vezes.

Dia 13 – Marcelo Vitoriano do Prado (25), foi morto por policiais da Rotam, no Tatuquara. Estava com a namorada na garupa e, segundo os policiais, não obedeceu a ordem de parar e ainda disparou contra a equipe.

MAIO

Dia 17 – Paulo Cesar dos Santos (30) foi morto com disparos de arma de fogo em um bar no São Braz, quando jogava sinuca com alguns amigos.

JULHO

Dia 24 – O menor Ygor dos Santos (17) foi morto pela polícia em Curitiba, depois de roubar um carro, acompanhado de uma mulher.

Campo-larguense morto no interior do Estado

Em maio, Everton Rafael da Cruz (21) foi visitar a mulher e a filha que moram na cidade de Campo Mourão, e acabou desaparecendo. Após dois dias do sumiço do rapaz, ele foi encontrado no meio de um milharal, vítima de agressão. Em seguida foi encaminhado a um hospital da região, onde acabou morrendo.








O assassinato de forma cruel do policial civil Marcos Antonio Gogola foi o fato mais marcante entre os homicídios de 2013