Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 05:27:50
Saúde

Fisioterapia respiratória 28/05/2010.

Fisioterapia respiratória 28/05/2010.

Fisioterapia respiratória é a área da fisioterapia responsável por tratar das disfunções pulmonares.
    Os pulmões são responsáveis por realizar a troca gasosa de gás carbônico e oxigênio, mantendo o sangue oxigenado e eliminando o gás carbônico para a exterior, através da respiração.
    Como nesta época de outono e inverno é muito freqüente a ocorrência de gripes, resfriados e problemas respiratórios em geral, é importante saber como a fisioterapia respiratória pode ajudar na recuperação destes problemas e em próximas oportunidades sobre a atuação em outras doenças respiratórias e cardíacas.
    Crianças e idosos são os mais afetados pelas doenças pulmonares e durante este período do ano são as vítimas freqüentes de internações por problemas respiratórios. Mas devido a "nova" gripe, H1N1, também jovens e adulto-jovens podem ter sintomas respiratórios e precisar de tratamento para amenizá-los.
    Não é necessário pensar em doenças sérias ou problemas pulmonares muito complicados para que seja necessário procurar ajuda profissional. A simples rinite já é capaz de causar bastante incômodo e pode ser amenizada através de especialidades da fisioterapia.     Assim como a sinusite e a falta de ar, entre outras queixas.
    A maioria das doenças respiratórias e dos problemas pulmonares vêm acompanhados de falta de ar, e por este motivo são muito incômodas; pois dependemos de ar para viver. Então, a falta de ar gera ansiedade e conseqüentemente mais falta de ar. Nesta época é muito comum um simples resfriado evoluir para doenças mais graves. Normalmente as doenças pulmonares produzem secreção pulmonar e vêm associadas de dor torácica, tosse, febre, dor de cabeça, dores musculares e de garganta, e secreção nasal. Estas secreções devem ser eliminadas através do nariz e da boca, pela expectoração. Quando esta secreção não é eliminada ocorre o agravamento das doenças, evoluindo para sinusite, bronquite e pneumonias, entre outras.
    A fisioterapia atua na área respiratória desde sinusites, rinites e resfriados até pneumonias, doenças pulmonares crônicas e pré e pós-operatórios para reabilitação pulmonar.
    É especializada para promover a reexpansão pulmonar; acelerar o processo de expectoração para limpeza pulmonar; reduzir a falta de ar, a ansiedade, a dor de cabeça e as dores musculares e ainda melhorar a resistência para a realização de exercícios e até mesmo aumentar a capacidade respiratória e muscular para a realização de tarefas do dia-a-dia, que muitas vezes também fica prejudicada. Assim, a fisioterapia busca melhorar além da qualidade respiratória e pulmonar, também a qualidade de vida.

Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632