Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 09:48:49
Geral

Alimentos de Natal

23/12/2013

Alimentos de Natal: muitos significados e nutrientes

Alimentos de Natal

23/12/2013

Natal lembra mesa cheia, alimentos tradicionais dessa época do ano, mas também faz muitas pessoas já ficarem com peso na consciência pela alta ingestão caloria e os pequenos exageros cometidos. Segundo a nutricionista Clínica Funcional Sinara Marqueze Ribas, é preciso se preocupar mais com a qualidade dos alimentos do que com as calorias, principalmente nesta data comemorativa tão especial, que reúne família e amigos.

Importante lembrar que existe um significado para os alimentos servidos na Ceia de Natal. O arroz, por exemplo, significa riqueza, abundância e fertilidade. Segundo a Antiga Roma, as avelãs, nozes e amêndoas significam prosperidade e proteção, enquanto o tradicional peru tem expressão simbólica de garantir o sucesso.

A nutricionista orienta para evitar a ingestão de grandes quantidades de alimentos ricos em gorduras ruins e açúcares, como as tradicionais sobremesas - geralmente são feitas com grande quantidade de chocolates e leite condensado. “Uma boa opção de sobremesa é a tradicional salada de frutas, que, além de colorir sua mesa, possui várias vitaminas, minerais e fibras importantes para o equilíbrio do organismo”, recomenda. Outra opção saudável é caprichar nos pratos de saladas variadas, sempre em primeiro lugar durante a refeição. Os vegetais verdes escuros (agrião, rúcula, couve, brócolis) são ricos em minerais (magnésio, zinco, cálcio, ferro) e vitaminas (A, C, K  ácido fólico), que proporcionam benefícios na pele, olhos, cabelos e previnem doenças crônicas.  

“Outras dicas importantes são a correta mastigação dos alimentos, que deve ser bem devagar, e o fracionamento do cardápio, ou seja, comer de três em três horas. Esses hábitos ajudam na saciedade e na correta absorção dos nutrientes. Seguindo um plano alimentar correto é possível controlar a ansiedade e evitar o grande consumo de alimentos calóricos e pobres em nutrientes nesta época. O equilíbrio é a palavra fundamental”, explica.

Propriedades dos alimentos na Ceia de Natal

Muito frequente na Ceia de Natal estão as oleaginosas e a carne de peru. Sinara informa que as castanhas, nozes, amêndoas e macadâmia são fontes de fibras, proteínas, gordura de boa qualidade (Ômega 3, 6 e 9), vitaminas e minerais (vitamina E, zinco, magnésio, zinco, selênio) – que têm ação antioxidante e aumentam o colesterol bom (HDL). A carne de peru também possui ação antioxidantes, ajuda na redução da ansiedade e controle do colesterol por ser rica em proteínas e vitamina B3.