12/12/2013
Gestão de transporte escolar é modernizada para o ano letivo de 2014
12/12/2013
Fonte:AEN-PR
Foto:Hedeson Alves/ANPr
As 399 prefeituras paranaenses vão programar com mais rapidez custos, número de alunos e as rotas do transporte escolar em seus municípios. A Secretaria de Estado da Educação vai modernizar a versão do software do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget), usado pelos municípios.
“As parcerias com os municípios são importantes para a eficiência do programa. Queremos aprimorar ainda mais a gestão do transporte escolar para todos os alunos, independente se este aluno é da rede municipal ou estadual”, destacou o vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns.
O Siget faz parte do Plano de Transporte Escolar (PTE), implantado em 2011, junto com a qualificação dos gestores do transporte escolar. “As soluções foram desenvolvidas para garantir a melhoria da gestão do transporte escolar e foram colocadas à disposição dos municípios”, disse a coordenadora do Transporte Escolar da Secretaria da Educação, Elisângela Belniaki Hochuli.
O aprimoramento do sistema está sendo feito pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). O Siget já contabilizou cerca de 68 mil acessos e 179 mil visualizações em 2013.
MAPA – O responsável pelo transporte escolar em cada município pode acessar sugestões de rotas, cruzando informações como o número de alunos transportados, condições dos veículos, situação dos motoristas, empresas e fornecedores, rotas e gastos com combustível. “Dessa forma é possível ter maior clareza e rapidez tanto na aplicação dos recursos destinados ao transporte escolar, quanto na prestação de contas”, ressaltou Elisângela.
Para a secretária municipal de Educação de Jardim Alegre, Simone Moreira Colombo, o Siget é uma ferramenta que possibilita aos municípios dados mais precisos do transporte escolar. “O sistema ajuda no cálculo das rotas e os municípios ganham tempo e economizam recursos públicos. Na área rural, o transporte escolar leva e traz 1,2 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino”, disse Simone.
REPASSE - Este ano, o Governo do Estado repassou, em 10 parcelas mensais, R$ 92 milhões para os municípios transportarem estudantes. O valor é 200% a mais do que foi repassado em 2010 para o mesmo serviço.