Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 10:44:41
Geral

sexualidade

07/12/2013

Falar sobre sexualidade é importante para o casal

sexualidade

07/12/2013

Falar sobre sexualidade muitas vezes é motivo de vergonha entre o casal. Muitos dificilmente conversam a respeito e também não buscam ajuda, o que pode trazer problemas no relacionamento e até mesmo chegar à separação devido à falta de diálogo. Situações como essa foram relatadas pela leitora da Folha Luciene Nascimento de Farias, ministra da Igreja Presbiteriana do Bugre.

Ela destacou a importância de alertar sobre esse assunto. Contou que há sete anos participa de encontro de casais e o quanto é fundamental para manter o relacionamento a dois. O último em que ela e o marido Samuel presenciaram foi no Rio de Janeiro, com participação do pastor Josué Gonçalves e promovido pelo pastor Marcos Fernandes, do qual participaram 172 casais.

“Eu vejo até a diferença entre os casais no Rio de Janeiro e aqui no Sul. No Rio é mais comum esse diálogo entre os casais, o assunto é tratado com mais naturalidade e aqui vejo muitos casais travados na vida a dois”, comenta Luciene.

Segundo ela, o pastor fala sobre o dia-a-dia do casal, a importância do diálogo, a forma de conduzir determinados assuntos e aborda abertamente que o homem precisa saber atrair a mulher e vice-versa, senão acontecem as traições. “Se o homem ou a mulher estão bem em casa eles não vão procurar fora. Aumentou muito o número de divórcios. É preciso resgatar o que se perdeu pelo caminho, voltar ao momento da paixão do início. Tratar para não chegar à separação”, detalha, completando que é preciso querer se casar pensando na felicidade do outro, para haver uma troca.
Até mesmo o relacionamento com o filho precisa ser discutido. De acordo com o que ela viu no encontro de casais, é preciso desvincular o filho da relação homem e mulher, que é diferente do papel de pai e mãe. “Hoje vejo crianças de sete anos de idade e que ainda dormem no meio do pai e da mãe. O casal precisa ter sua privacidade, sair às vezes só os dois”, argumenta. Os pais também precisam estar bem para serem modelo de família aos filhos. “As pessoas se preocupam com família quando esta já está desestruturada”, lamenta.

Relacionamento

De acordo com o pastor Josué, os casais cometem erros que resultam em dificuldades no relacionamento. Respeitar as origens, a formação cultural, os costumes, tentar entender a história de vida do cônjuge e evitar situações como deixar o cônjuge em situações de potencial intimidade com pessoas do sexo oposto são algumas das recomendações.

Para ele, os homens buscam no casamento a satisfação sexual, uma companhia prazerosa, uma esposa atraente, uma guardiã do lar, admiração e reconhecimento. Já as mulheres querem afeto, intimidade, diálogo, honestidade, sustento financeiro.