Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 12:39:30
Geral

Empresários

06/12/2013

Empresários participam do 1º Painel de Desenvolvimento

Empresários

06/12/2013

Na manhã de segunda-feira (03), líderes de empresas participaram do 1º Painel Empresarial de Desenvolvimento Sustentável de Campo Largo, realizado no Hotel Campo Largo. O  evento – parceria da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Pan American Development Foundation (PADF), Associação Comercial Industrial e agropecuária (Acicla) e Prefeitura Municipal – teve como objetivo inspirar a participação do setor privado na sustentabilidade do município.
O gerente de RH da Caterpillar, Jefferson Fonseca, destacou em sua apresentação os valores da empresa, como honestidade, qualidade, comprometimento, trabalho em equipe e preocupação com a sustentabilidade, tanto na empresa como fora, através dos colaboradores que passam esse princípio para a família e amigos. Jeferson ainda falou sobre os projetos sociais nos quais investem – Canarinhos, Projeto Ler e Pensar, Parabolé, Junior Achievement, Biblioteca Máquina do Saber e Conbio – pois acreditam que é preciso ajudar no desenvolvimento local.

A gerente de comunicação da Petrobras, Elisabete Pontes, comentou que a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, é a quinta maior refinaria do país e segunda maior produtora de diesel. “Temos o desafio de ser referência internacional quanto à responsabilidade social, faz parte da missão da empresa, que tem objetivos dentro dos princípios do Pacto Global”, comentou. Entre as ações sociais está a Casa Petrobras na Comunidade (em Balsa Nova e Araucária), Pequeno Produtor e Arte e Vida, Comitê Comunitário.

Rogério Lunardon, gerente de qualidade da Itambé, informou que a empresa produz 2,8 milhões de toneladas de cimento por ano. Ainda comentou que a empresa preza pela valorização de pessoas, respeito ao meio ambiente (última ação da empresa fez o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas) e contribuição com a comunidade. Entre os projetos sociais está o Pipa, por meio do qual são realizadas reformas em escolas, construções de sala de aula, sessões de cinema, entre outros.  

Carolina Boni, do marketing da SIG Combibloc, destacou o compromisso ambiental da empresa, que tem programa de logística reversa e reciclagem, planejamento de acordo com metas globais, como também melhoram as próprias embalagens para serem mais vantajosas ambientalmente. Segundo ela, a empresa acredita na parceria dos setores público, privado e sociedade para chegar ao bem comum.

Uma das importantes ações da SIG é o apoio à Central de Triagem da Assur. A Associação dos Catadores passou a funcionar em novo prédio e com novas máquinas, investimentos que aumentaram a arrecadação de materiais recicláveis em 201% - a empresa ainda doou aos campo-larguenses sacos retornáveis para armazenar os resíduos. O número de associados da Assur aumentou de sete para 25 e a renda de R$ 400 para R$ 1 mil.

A bióloga da SPVS, Elenise Sipinski, comentou que estão realizando serviços ambientais com foco em áreas preservadas. A SPVS realiza trabalho de reflexão e conscientização das pessoas para conservação da biodiversidade. “Só existe mudança quando as pessoas se conscientizam”, comenta. O ConBio (Condomínio da Biodiversidade) é um programa de conservação da biodiversidade em ambientes urbanos. Em Campo Largo já foram realizadas 98 visitas em áreas naturais particulares. Ao final do evento foi assinada uma Carta em Favor do Desenvolvimento Sustentável de Campo Largo, com presença do secretário de Educação, Cultura e Esporte Avanir Mastey e secretário do Meio Ambiente Marcos Reinaldim.