29/11/2013
Após um trabalho laborioso realizado nas turmas de Ensino Médio do Colégio Professora Albina Novak Muginoski, pelos professores de várias disciplinas, alunos e mestres participaram no dia 14 de novembro de uma Caminhada pela Paz. A iniciativa de se fazer trabalhos nesse sentido partiu do Conselho Nacional do Ministério Público, o qual enviou às escolas uma cartilha com roteiro de aulas, objetivando refletir sobre violência e fomentar atitudes de paz, bem como respeito aos direitos humanos.
Os professores abraçaram a causa e aderiram ao Projeto didático “Conte até 10. Paz, essa é a atitude”, no qual desenvolveram trabalhos significativos em sala de aula e sairam às ruas com os alunos, distribuindo à comunidade mais de 300 panfletos confeccionados nas turmas, pregando a cultura da Paz e o combate à violência.
Essa campanha reforçou um projeto já implementado na escola no início de 2013, pela pedagoga Rosangela Maria Seguro da Silva, cujo tema é “A paz é a gente que faz”. Dele participaram os alunos do 7º ano B, os quais produziram coletivamente o Manual do Bem-Viver, com dez sugestões para melhorar as relações interpessoais na escola. Pela qualidade do material produzido, a diretora Simone Aparecida Ferreira do Couto decidiu multiplicar essa escrita e distribuir a todos os alunos das turmas de 6º e 7º ano da instituição. Ela entende que esse será um importante subsídio para que se trabalhem valores como solidariedade, tolerância, justiça e respeito, essências ao bom convívio em nossa sociedade.