23/11/2013
Campo-larguense solicita semáforo para pedestres
23/11/2013
A Folha recebeu a reclamação de uma leitora sobre a falta de semáforo para pedestres nas ruas que cruzam o Calçadão da Rua XV, devido ao grande número de pessoas que circulam pelo local. Ela comenta que é por uma questão de segurança e que não adianta apenas colocar faixas elevadas. Devido ao crescimento da cidade e também ao intenso movimento de final de ano, a passagem dos veículos torna-se mais difícil e perigosa aos pedestres.
“Agora não dá para dirigir tranquilo no centro da cidade que um cidadão atravessa do nada na sua frente. Deveria ter uma campanha nas escolas e para as famílias”, declara. Em contato com a Prefeitura Municipal, o Departamento de Trânsito de Campo Largo (Deptran) informou que no dia primeiro de dezembro inicia a instalação de dois semáforos para pedestres no calçadão. Os aparelhos serão colocados nos cruzamentos da Rua XV de Novembro com a Rua Rui Barbosa e com a Rua Osvaldo Cruz.
“No fim do ano, os semáforos já estarão funcionando”, afirma o diretor do Deptran, Júlio Torres. A obra conta com a parceria da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). De acordo com o Deptran, os outros dois cruzamentos com o calçadão (Praça Getúlio Vargas e Praça da Matriz) devem receber os aparelhos em 2014. “É importante lembrar que pedestre sempre tem prioridade no trânsito e o calçadão é uma via de grande circulação de pedestres. Com os semáforos, queremos promover segurança e, ao mesmo tempo, incentivar o respeito entre motoristas e pedestres”, afirma Torres.