22/11/2013
Campo-larguenses no Congresso Mundial da JCI
22/11/2013
Pensar localmente e agir globalmente, esse é o princípio da Junior Chamber Internacional – Câmara Junior Internacional, que busca o desenvolvimento de suas comunidades através do aprimoramento individual. Motivados por este mote é que aconteceu entre os dias 04 e 09 de novembro o Congresso Mundial da JCI no Rio de Janeiro, do qual a JCI Campo Largo participou.
Estiveram presentes cerca de três mil pessoas do mundo inteiro, de 18 a 40 anos de idade, que discutem projetos e programas que visam atender as necessidades das comunidades e estimular o desenvolvimento. O objetivo é que essas ações repercutam na cidade, estado e região em que atuam, mas de forma a beneficiar o país, podendo repercutir em todo mundo.
Campo Largo foi representado pelos membros da JCI, Juliano Bregoli, Maico Antonio Ribeiro, Emerson Lau da Silva e Daniel Stallbaum. O evento contou com a recepção das Organizações Nacionais, encontro com os candidatos do corpo diretivo da JCI para 2014, discussões dos desafios e sucessos obtidos em 2013, além dos treinamentos em diversas áreas, os quais proporcionaram aos membros várias ferramentas administrativas e pessoais para desenvolver grandes projetos para 2014.
Foram realizados debates, nos quais diversos países competiam uns com os outros para discutir determinados assuntos. Os campo-larguenses também tiveram a oportunidade de assistir ao JCI TOYP (Ten Outstanding Young Persons ou Os Dez Jovens Destaques), o qual reconhece formalmente os jovens que se destacam em suas áreas de atuação e criam uma mudança positiva. Ao reconhecer esses jovens, a JCI eleva o status de líderes socialmente responsáveis no mundo e apresentando a história de cada um, de determinação, descoberta e criatividade, inspiram os jovens a serem líderes melhores e a criarem sociedades melhores.
Emerson Lau comenta que “em meio a todos esses eventos, tivemos a oportunidade de conversar com pessoas da Jordânia, Tunísia, Alemanha, Marrocos, França, Reino Unido, Índia, EUA, Austrália, Japão, enfim, pessoas dos quatro cantos do mundo, com as quais trocamos experiências culturais e profissionais. Certamente, a JCI Campo Largo colherá muitos frutos deste evento para o próximo ano”.
Neste ano, a JCI Campo Largou deu início ao projeto Gira Livro, com objetivo de incentivar a doação de livros para dar a oportunidade de leitura a outras pessoas – atualmente são quatro pontos para doação. Outro projeto é o Oratória nas Escolas, que envolve adolescentes do 8º e 9º anos para produzirem um discurso em relação a um determinado assunto – projeto é realizado em fases, a nível nacional e internacional.
Para 2014, os trabalhos serão intensificados, além de serem criados novos projetos, com base no conhecimento adquirido no congresso. Quem tem interesse em conhecer mais sobre a JCI e até mesmo ser um membro, pode ir até a Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (Acicla).