19-05-2010
Dores por todo o corpo, sem evidências clínicas. É este o principal sintoma da fibromialgia, uma síndrome de origem ainda desconhecida que atinge principalmente mulheres entre 30 e 50 anos.
19-05-2010
Dores por todo o corpo, sem evidências clínicas. É este o principal sintoma da fibromialgia, uma síndrome de origem ainda desconhecida que atinge principalmente mulheres entre 30 e 50 anos e não tem um diagnóstico preciso.
A fibromialgia é caracterizada por dores fortes nos ligamentos, músculos e tendões, acompanhadas de perda de memória, fadiga, enxaquecas crônicas, distúrbios do sono e hipersensibilidade. O caminho até o diagnóstico é demorado, pois a doença não traz evidências clínicas de lesões e não compromete os movimentos. Muitas vezes é confundida com outras enfermidades, inclusive com problemas psicológicos devido à reclamação constante do paciente.
Para os especialistas, a síndrome vai além das questões hormonais e pode ser desenvolvida geneticamente ou desencadeada por um estresse físico ou emocional. Porém, nenhum estudo comprova com exatidão a sua causa, o que dificulta o tratamento adequado. A maioria dos médicos utiliza um tratamento com analgésicos e indica terapias ocupacionais e exercícios físicos para fortalecer a musculatura.
Sintomas comuns de pacientes com fibromialgia
Dores nos ligamentos, tendões e músculos,
Enxaquecas crônicas
Dormência e formigamento
Distúrbios do sono
Cansaço
Sensibilidade ao toque
Sensação de queimação
Perda de memória
Ansiedade e depressão
Fadiga