Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:55:23
Geral

Campoesia

11/11/2013

Poetas de vários estados brasileiros presentes no Campoesia

Campoesia

11/11/2013

Fonte:Depcom/PMCL

O evento, que reuniu atividades na Casa da Cultura, escolas e praça, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Cultura e tem como idealizador o poeta e professor Luiz Roberto Zanotti.

Conforme o objetivo proposto, o evento promoveu a divulgação das várias artes, entre elas a literatura, música, teatro, fotografia, desenho e, em particular, a poesia.

Na quinta-feira, durante a abertura do Campoesia, foram homenageados – a exemplo do que ocorre a cada edição do evento - poetas e artistas que se destacaram pela sua contribuição à arte e poesia no Brasil. Os homenageados desse ano foram: Rogério Salgado e Virgilene Araújo(poetas de Belo Horizonte), Jurandir Barbosa(poeta mineiro), Deomidio Macedo(poeta e ator baiano), Mavots Sircs(poeta paulista), Miguel Almada(poeta argentino) e Alice Godke(escritora campolarguense). E ainda, esse ano, conforme o tema escolhido para o Salão, foi instituída uma categoria “homenagem especial”, outorgada ao Internacional F.C. de Campo Largo, atual tricampeão da Copa ParanáNeste mesmo dia foi lançado o livro “Pandora e o Corvo”, de autoria de José Wilseki, incluindo apresentação de peça de teatro baseada no livro

Projetos e simpósio

 

Durante o Campoesia, foi desenvolvido, pelo professor Luiz Zanotti, um projeto piloto na Escola Municial Carlos Drumond de Andrade com o objetivo de incentivar a criação literária junto aos estudantes do Ensino Fundamental. O projeto tem como ferramenta principal oficinas de leitura, criação e elaboração de textos.

 

Também sob a organização de Luiz Zanotti, fez parte da programação o Simpósio de Literaturas Uniandrade: Teoria da Narrativa: Leite Derramado e suas Diversas Abordagens. O simpósio, realizado na Casa da Cultura, foi voltado à participação de professores e denmais pessoas interessadas na literatura.

 

Poesia na Praça

 

No sábado(9) pela manhã, na Praça Getulio Vargas foram apresentados teatro, declamação de poesias e pintura em tela ao vivo. E, na Casa da Cultura, sob a organização de Alice Gödke, “Momento Literário do Centro de Letras de Campo Largo com apresentações das peças de teatro “Amigos do Peito” e Os dois ou o inglês maquinista” e “Anjo Negro”. À noite homenagem aos poetas, apresentações de performances artísticas, com participação do Coral “Canarinhos de Campo Largo”.

Concurso Nacional de Poesias

Promovido pela Academia Campolarguense de Poesias, o Concurso Nacional de Poesias recebeu um total de 220 inscritos de diversos lugares do Brasil. A entrega de prêmios aconteceu na abertura do Campoesia, dia 8, na Casa da Cultura.

As poesias foram escolhidas por uma comissão formada pelo poeta e professor Luiz Zanotti, professora Christina MInuzzo, jornalista Luz Marina Leon Bordes e professora Marcia Getikoski.

As poesias premiadas foram: 1º lugar Fome de Formiga, de Isabel Florindo Furini, Curitiba – Pr; 2º lugar O Prato Suicida, de Thais da Cunha Marcondes, de Jundiaí – SP e 3º lugar Contando Estrelas, de Tatiana Alves Soares Caldas de Humaitá – RJ e Soneto da Infância Verde, de Viviane Ferreira Santiago, de Ferraz de Vasconcelos-SP.

A vencedora do 1º lugar, Isabel Furini, de Curitiba, foi a única presente na entrega de prêmios, na sexta-feira, 8. Ela recebeu um jogo de xícaras de chá da Germer Porcelanas, além do prato símbolo do evento e certificado da Academia, entregues por Luiz Zanotti e Miguel Almada, presidente da Academia Campolarguense de Poesia.