31/10/2013
Em 1957 uma equipe de futebol formada por atletas que eram funcionários da então Porcelana Steatita e Magnésia S.A., do grupo Schimidt, fez com toda certeza a primeira partida de futebol interestadual pela cidade de Campo Largo. O time campo-larguense jogou com o pessoal da Porcelana Schimidt S.A. da cidade que tinha o nome de Rio do Texto (atualmente Pomerode), em partida amistosa tendo como local o campo do Floresta F.C.
O time da Steatita seguiu com um ônibus especial e acompanhamento do senhor Fritz Erwin Schimidt e a delegação com a chefia do Renato Hoft. O jogo aconteceu com a vitória do time da Steatita por cinco a dois, tendo como técnico o senhor Waldemar Skrodzki que formou a equipe com Tabordinha, Alfredo Lopes, Waldemar Bassani, Lauro Perussolo, Juca Magaton, Waldemar Skrodzki, Erol Cavali, Romeu Gabardo, Renato Jochinsen, Ary, Ney Chapenski, Antonio Pereira Pianaro (Toni).
Antes da partida no centro de Pomerode foi tirada a foto que ilustra e deu origem a esta matéria e que pertence ao arquivo deste colunista, onde estão o atleta Lauro Perussolo (com agasalho), Ari Paulino Chemim diretor de esportes e Renato Hoft procurador da Steatita e presidente da Agremiação.
O tempo passou, são exatamente 56 anos, ficou a foto e com ela muita saudade do Lauro e Ari Chemim que estão vivendo, do Renato Hoft seus familiares irão sentir uma saudade ainda maior.