29/10/2013
Com novas propostas, clubes e FPF começam a discutir Paranaense-2014
29/10/2013
Fonte:G1.com
Foto:Site oficial de Atlético-PR/Gustavo Oliveira
O Campeonato Paranaense de 2014 começa a ser discutido na terça-feira. Uma reunião entre representantes de clubes e a FPF (Federação Paranaense de Futebol) está marcada para 10h (horário de Brasília), na Sede da Federação, e deve tratar de assuntos gerais em relação à competição. Porém, o principal foco deve ser a fórmula da competição, já que os clubes possuem opiniões diferentes em relação ao formato da competição.
Em 2012, o Campeonato Paranaense teve turno e returno, com os campeões de cada etapa decidindo o título na final. Após as mudanças impostas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para o calendário de 2014, a FPF decidiu trabalhar com o início do estadual no dia 19 de janeiro. Segundo o presidente da Federação, Hélio Cury, o arbitral deve ser somente no início de novembro e os clubes devem levar propostas de formato para a discussão.
O gerente de futebol do Cianorte, Adir Kist, estará presente. Ele falou que alguns assuntos serão tratados para melhorar o andamento do estadual, mas evitou expor antes de passar aos demais clubes. O formato, no entanto, já está em discussão e promete uma discussão intensa. Para o Leão do Vale, pro exemplo, o estadual teria que ser disputado em turno único, com os oitos melhores times passando para a segunda fase. Depois, eles seriam divididos em dois grupos para definir os dois finalistas da competição.
- Temos alguns pontos. Estamos buscando uma forma para valorizar o campeonato. É interessante que se fale, primeiramente, entre os clubes. Sobre o formato, para o Cianorte, seria justo um turno com todas as equipes se enfrentando. Os oito melhores fariam duas chaves, também com jogo entre os times, para definir os finalistas, tanto do campeonato, quanto do interior. Para o rebaixamento, seria interessante um quadrangular para ver quem cairia. Assim, todas as equipes jogariam 17 jogos – explicou o gerente em entrevista ao GloboEsporte.com.
Outro clube que promete levar uma proposta de formato para a FPF é o Operário-PR. De acordo com o gerente geral do Fantasma, Jorge Nunes, o ideal seria duas chaves com seis times. Primeiro, os times jogariam contra times do mesmo grupo. Depois, contra equipes do outro grupo. Os quatro melhores passariam para jogos de mata-mata com ida e volta até a final.
- Estamos levando uma fórmula com dois grupos de seis times. No primeiro turno, os times jogariam entre si dentro do grupo. No segundo jogaria grupo contra grupo. Classificaria os quatro melhores de casa grupo e iniciaria jogos de mata-mata com ida e volta até a final. Os quatro últimos jogariam um quadrangular para definir quem cai – comentou o dirigente.
O estadual deverá começar no dia 19 de janeiro e será disputado por 12 clubes: Atlético-PR, Coritiba, Paraná, Londrina, Arapongas, Cianorte, JMalucelli, Metropolitano Maringá, Operário-PR, Prudentópolis, Rio Branco-PR e Toledo.