26/10/2013
Ceramistas ganham festa em comemoração ao seu dia
26/10/2013
O fim de semana (sábado, dia 19) marcou a realização do primeiro evento em homenagem aos trabalhadores da indústria da porcelana, cerâmica e louça de Campo Largo. A Festa do Ceramista promovida pelo Sinpolocal, sindicato que representa a categoria, reuniu cerca de 500 profissionais e seus familiares. As dependências do Ginásio Ingo Germer foram transformadas em um espaço de lazer, com brinquedos que tornaram à tarde da criançada num turbilhão de diversão.
Já os adultos puderam dançar ao som do grupo Estilo Campeiro e torcer para levar uma das centenas de prêmios que o sindicato sorteou entre seus associados. Entre aparelhos eletrônicos, jogos de porcelana, eletroportáteis e kits de diversos patrocinadores, o item mais desejado foi uma TV LED de 40 polegadas. A sorte sorriu para Sidinei Ribeiro Pinto, funcionário da Itaqui Industria e Comércio de Louças, que levou para casa o aparelho avaliado em R$ 1,8 mil.
Para o presidente do Sinpolocal, Paulo Andrade, o evento resgata a importância do trabalhador do mais importante e tradicional segmento econômico da cidade – “A Capital da Louça enfim reverenciou os trabalhadores responsáveis por transformar o pó e o barro em peças que decoram a mesa de pessoas no Brasil e no Mundo” – exaltou Andrade. Ele destacou também a parceria com as principais centrais sindicais do estado. Segundo ele, CNTI – Central dos Trabalhadores na Indústria, NCST – Nova Central Sindical dos Trabalhadores e a FETIEP – Federação dos Trabalhadores nas Industrias no Estado do Paraná, foram decisivas para realização da festa. O presidente da FETIEP, Luiz Gin, falou sobre a importância da valorização do trabalhador campo-larguense e garantiu que a entidade continuará dando apoio ao Sinpolocal. Já o dirigente da NCST, Denilson Pestana, classificou o evento como “um marco na história de Campo Largo”. Ele reafirmou a parceria da Nova Central Sindical com os trabalhadores. Para o próximo ano o Sinpolocal pretende envolver mais trabalhadores – “Pretendemos realizar um evento ainda maior” – sinaliza Paulo Andrade.