Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 06:26:34
Geral

Cocel

22/10/2013

Cocel promove campanha para proteger leituristas e entregadores

Cocel

22/10/2013

Fonte:Depcom/PMCL

A Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) está promovendo uma campanha de conscientização para segurança dos leituristas e entregadores de faturas. O motivo é o grande número de ataques de cães a esses trabalhadores, que percorrem mais de oito quilômetros, a pé ou de moto, todos os dias, para realizar seu trabalho. Segundo a técnica de segurança da Cocel, Mari Crusara Rossa, este ano já foram registrados 13 ataques, sendo que nenhum dos casos envolveu animais de rua.

A leiturista Mariza Rafagnini Machado já foi surpreendida pelo ataque de cães diversas vezes. “Ficamos tão concentrados na leitura, no equipamento, que nem sempre percebemos o perigo”, conta Mariza. Outro leiturista, Diego Toaldo, que também já sofreu ataques de cães, ressalta que a maioria das casas não tem avisos sobre a presença de cães de guarda, o que também aumenta o risco do trabalho. “Grande parte dos cães que já provocaram os acidentes estavam próximos aos tutores, que muitas vezes não tomam atitude alguma quando vêem o ataque”, diz.

 Sobre a ação

O objetivo da campanha de conscientização é, por um lado, sensibilizar os donos dos animais, e por outro, orientar os próprios trabalhadores.

Para isso, quando acontece um acidente, o Setor de Segurança da Companhia em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza vistoria no local e orienta o responsável pelo cão para que o problema não se repita. Também é feito acompanhamento por um período para garantir que o responsável tome as providências necessárias para garantir segurança.

A Cocel também está promovendo um treinamento para seus funcionários. “Compreender o comportamento dos animais faz parte do treinamento que, desta forma, faz com que os funcionários ajam de forma que evite criar situações estressantes para os animais, que podem levar ao ataque”, explicaa técnica de segurança, Mari Rossa.