Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 05:33:25
Geral

Artista Toto Lopes: a arte como instrumento de inclusão social

Artista Toto Lopes: a arte como  instrumento de inclusão social

18/10/2013

A apresentadora Chris Minuzzo recebeu nesta quarta-feira (16), em seu já tradicional Dia de Entrevista do Programa Em Boa Companhia, da Rádio Ágape AM, o artista campo-larguense Toto Lopes, para falar de cultura e do importante trabalho que faz como artista plástico, professor e voluntário em vários projetos de inclusão social em nossa cidade.

Toto é especialista em reutilização de materiais descartados, exercitando toda sua preocupação socioambiental através de sua arte e do exemplo que espalha em todos os espaços que participa. Participou por dois anos consecutivos do projeto Tempo de Temperar Arte, do Vida Nova (Loteamento Gosrki) e do CIME - Centro de Integração do Menor pela Parabolé, através da qual também ministra aulas de artes visuais atualmente nos CRAS – Centros de Referência e Assistência Social espalhados nos bairros de Campo Largo, e trabalha em projetos sociais há mais de seis anos.

É voluntário no Grupo Pagliaccio, onde jovens amigos se reúnem, se vestem de palhaços e visitam voluntariamente instituições como a Casa Lar Santa Rita de Cássia, também na cidade, onde convivem e divertem 17 pessoas, entre crianças e jovens. O grupo Paglaccio passou o último final de semana construindo e equipando a Biblioteca da Casa Lar, e contaram com a ajuda de muitas pessoas que doaram tintas, livros e mão de obra. Toto é voluntário também no Hospital Infantil Waldemar Monastier e foi idealizador e coordenador do Projeto Eco-Natal.

Toto Lopes contou que desde 2008 participa do projeto “A Praça é do Artista” em Campo Largo, e se prepara, junto com companheiros artistas da cidade, para participar da Exposição “Pé no Palco”, que acontece em Curitiba até o dia 9 de novembro. Além de tudo isso, Toto desenvolve peças para decoração e harmonização para ambientes e é autor do quadro “A Santa”, que participou de três Mostras de Arte em Nápoles – Itália, sendo uma delas no “Fórum Mundial da Cultura pela Paz” organizado pela Unesco.

As inscrições para as oficinas de Artes Plásticas com ênfase em Sustentabilidade, ministradas por Toto Lopes, estão abertas na Casa da Cultura, e acontecem todas as quartas-feiras das 13h30 às 16h, e das 18h30 às 21h.