07/10/2013
Raios causam 130 mortes por ano no Brasil; saiba como se prevenir
07/10/2013
Fonte:G1.com
Foto:Ilustração/Internet
Começou a temporada de raios e o Brasil é o lugar onde eles mais caem no mundo.
Os raios são fenômenos da natureza impressionantes, mas causa mortes e prejuízos. Todos os anos morrem em média 130 pessoas no país atingidas por essas descargas elétricas. A maior parte em São Paulo.
O problema é tão sério que especialistas já dizem que isso é uma tragédia maior do que as causadas por deslizamentos e enchentes.
Clique aqui e confira a cartilha que fala como se prevenir de um raio.
O barulho é assustador. Nas imagens do documentário "Fragmentos de paixão", a idealizadora do filme quer chamar a atenção do público para um fenômeno muito intenso e que em um instante pode mudar a história de uma vida.
“É uma forma de fazer com que essas pessoas saibam o que fazer durante uma tempestade”, diz Yara Cardoso, diretora do filme.
A preocupação não é à toa. O Brasil é o país com a maior ocorrência de raios no mundo. São 50 milhões por ano. E quase duas pessoas são atingidas todos os dias.
Uma pesquisadora desenvolveu a única ferramenta no país que indica onde eles podem cair. O resultado é um mapa: quanto mais amarela a região, maior o risco. No dia seguinte, os pontos cinzas confirmam a informação. “Acho que principalmente as empresas que tenham atividade a céu aberto, por exemplo, é uma ferramenta bastante útil pra gerenciamento de segurança consiga. Previnir que essas pessoas fiquem expostas à ocorrência de raios”, diz Gisela do Santos Zepka, pesquisadora do ElatInpe.
Segundo as pesquisas feitas pelo grupo de eletricidade atmosférica do INPE, o número de mortes por raios é maior do que por deslizamentos e enchentes. E é na primavera e no verão, época com mais tempestades, que a preocupação aumenta.
“Daqui para diante até abril, nos vamos ter morte por raio praticamente todos os dias no Brasil”, explica Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Elet. Atmosférica do INPE.
O pesquisador revela que a cidade com maior incidência de descargas elétricas é Coari, no Amazonas. No Nordeste, é Teresina. No Centro-Oeste, Cuiabá. Na região Sul, o Oeste dos três estados concentra as descargas elétricas. Mas onde morre mais gente é em São Paulo, por ser o estado mais populoso.
Cento e trinta brasileiros morrem por ano atingidos por raios. Mas 80% dessas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem como agir durante as tempestades. Então, quando estiver chovendo, saia de perto de árvores. E mesmo dentro de casa, atenção: não fique próximo de nenhum objeto de metal, principalmente se estiver ligado à rede elétrica ou telefônica. Sabe qual é o melhor lugar para se proteger de um raio? Dentro de um veículo com as portas e janelas fechadas.
José Vicente mostra a cicatriz na perna, causada por um raio. Voltava do trabalho de bicicleta, em São José dos Campos, quando foi surpreendido.
“Vi o raio caindo no eucalipto, do eucalipto veio pra cerca e depois pra cima de mim. Uma vizinha que morava em frente a minha casa que me socorreu me levou pro pronto socorro. Futuramente se tornou minha esposa”, conta José Vicente Moreira, sobrevivente.