04/10/2013
Nos últimos meses o prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa, assinou termo de cooperação técnica com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, para participar da construção conjunta de um “Plano de Formação e Capacitação para servidores dos municípios da Região Metropolitana”. O termo é para fortalecer e ampliar os conhecimentos dos servidores em assuntos atuais que envolvem o Poder Público.
Colocando em prática o plano, na última semana aconteceu em Balsa Nova uma capacitação de dois dias sobre a Lei de acesso à informação pública. Participaram do encontro funcionários públicos de Almirante Tamandaré, Campo Largo, Campo Magro, Contenda, Lapa e de Balsa Nova. “Diversos funcionários da Prefeitura realizaram a capacitação, incluindo duas servidoras da Câmara de Balsa Nova”, disse o secretário de Administração, Adilson Portela Franco.
A capacitação em questão é para que os municípios se adequem às leis de transparência e informações. Os municípios são obrigados em quatro anos, a dar pleno conhecimento à sociedade das informações em meios eletrônicos. “Os municípios devem ir se adaptando as novas regras”, disse Franco, que finalizou utilizando uma frase bastante citada na capacitação “o acesso é a regra e o sigilo, a exceção”.
--