30/09/2013
Pitbull encontrado em situação de maus tratos está disponível para adoção
30/09/2013
Fonte:Depcom/PMCL
Foto cedida pela dona do animal
No início de setembro, o Setor de Controle de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campo Largo encontrou um cachorro da raça Pitbull em situação de maus tratos. A dona do animal foi autuada e orientada a adequar os cuidados. No entanto, alegou não ter condições de melhorar a situação, além de não ter conseguido doar o cachorro. Diante disso, a Prefeitura está intermediando a doação, para garantir a segurança do animal.
Os interessados devem entrar em contato com Setor de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal por meio dos telefones 3291-5324 ou 3291-5325.
O Setor faz parte da Vigilância Ambiental em Saúde, departamento da Secretaria Municipal de Saúde. Além da fiscalização constante para detectar maus tratos a animais, o Setor também oferece castração e microchipagem por meio do projeto Cuide do Seu Animal, bem como orientações sobre vacinação, desvermifugação e como prevenir as principais doenças causadas por contato direto ou indireto com animais como sarna, toxoplasmose, leptospirose e raiva.
Critérios para adoção
O Pitbull encontrado é macho, adulto e castrado. Para adotar o animal, é necessário ter 18 anos ou mais, contar com o consentimento de toda a família e dispôr de ambiente com espaço compatível ao porte do animal, que é grande e deve permanecer solto na residência, porém sem acesso à rua. Além disso, o adotante não pode possuir outros animais.
Enquanto o cachorro não é adotado, o Setor de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal está acompanhado o tratamento do animal.