Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 07:38:20
Geral

Conselho Tutelar

27/09/2013

Responsabilidades ao assumir o Conselho Tutelar

Conselho Tutelar

27/09/2013

O dia de entrevista (quarta-feira, 25) do Programa Em Boa Companhia recebeu o jovem Tiago Mateus Maister, 29 anos, advogado, campo-larguense, morador da Popular Nova, e um dos recentes eleitos para o Conselho Tutelar de Campo Largo, com 341 votos, na eleição do último domingo (22). A apresentadora Chris Minuzzo conversou com Tiago, que falou das responsabilidades da função que está para assumir, de suas propostas de trabalho e da defesa e cumprimento do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.

Tiago Maister é advogado, formado pela Facecla, pós-graduando em Direito do Consumidor também pela Facecla, e pós-graduando em Políticas Públicas pela Faculdade São Braz. Tiago contou aos ouvintes do Programa que atuou como secretário escolar por aproximadamente oito anos, vivenciando as realidades de diversas localidades do município, em escolas do centro, bairros e interior, e que desde pequeno percebeu que podia e devia fazer sua parte contra a exclusão, desigualdade e preconceito presentes na sociedade.

Desempenhando trabalhos voluntários para ONGs (casas lares, programas de contra-turno escolar, realocação de famílias e assistência jurídica às entidades), Tiago escolheu a tarefa de ser Conselheiro para lutar em prol das crianças e adolescentes que precisam principalmente de proteção, carinho e políticas públicas de direito.

Em 2010, concorreu às eleições do Conselho Tutelar, ficando como suplente, faltando apenas nove votos para ser eleito. Nesta eleição ficou como segundo colocado, alcançando 341 votos. “Pretendo me empenhar muito neste trabalho, quero estabelecer parcerias e desenvolver projetos preventivos com escolas, Unidades de Saúde e Terceiro Setor (constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público). Me proponho a elaborar projetos de políticas públicas voltados às crianças e adolescentes, colocando o município como referência em defesa dos direitos dos mesmos, defendendo e aplicando com seriedade e responsabilidade o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente. Quero trabalhar em conjunto com meus colegas e com a sociedade contra o descaso de situações às quais não podemos mais fechar os olhos: acredito na esperança, na recuperação de valores e na família. Acredito, acima de tudo, no respeito às nossas crianças e adolescentes, que precisam mais do que nunca de atenção, segurança, carinho e amor”, afirma Tiago, que na próxima terça-feira, 1º de outubro, toma posse como Conselheiro Tutelar junto aos demais eleitos.