21/09/2013
Supermercado já foi assaltado 17 vezes
21/09/2013
“Acho que o Itaqui é campeão em assalto”, reclama o empresário Gilson Braz Mozuck, sócio-proprietário do Supermercado Mozuck. O descontentamento é geral no Itaqui, tanto de moradores como de empresários, que sofrem pela falta de segurança na região, a qual tem sido alvo de assaltos constantemente.
Segundo Gilson, faltam policiais para trabalhar e atender toda a cidade. Ele conta que no início de setembro deste ano cerca de três ou quatro mercados foram assaltados em um mesmo dia – os bandidos encontram tempo para roubar o que quiserem e fogem sem mesmo que a polícia consiga identificá-los.
Mesmo com câmeras de segurança e a contratação de um segurança que fica na porta do supermercado, Gilson diz que os bandidos não se intimidam. Por não ter mais solução, ele teve que fazer um seguro do mercado contra roubo, para pelo menos não ficar com todo esse prejuízo dos assaltos.
Já foram 17 assaltos em cerca de dez anos. O supermercado foi inaugurado há 19 anos, mas Gilson conta que antigamente era muito mais tranquilo, que de alguns anos para cá a situação foi ficando crítica.
Uma das funcionárias conta que esta semana mesmo foi pega por uma brincadeira de mau gosto, em que algumas pessoas entraram simulando um assalto e ela já começou a chorar e ficar apavorada, pois já viu um segurança sendo baleado em um assalto no ano passado. Mas ao perceberem a situação, admitiram a “brincadeira”.
Falta de segurança
Em toda a cidade, população pede por mais segurança, devido ao número de roubos, furtos e mortes. A região do Itaqui é a que mais tem sofrido assalto nos últimos meses. Em menos de dez dias as duas agências Caixa Aqui do bairro foram assaltadas, sendo que uma delas aconteceu no dia seguinte após sua inauguração. Além de outros estabelecimentos, como uma panificadora, que tem sido alvo dos bandidos.