17/09/2013
Volks deve anunciar até a próxima semana produção do novo Golf no PR
17/09/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação
O Governo do Paraná considera concluídas as negociações com a Volkswagen. De acordo com uma fonte da gestão estadual, até sexta-feira (27) um executivo da montadora vem ao Brasil para formalizar o acordo, que prevê um investimento de R$ 700 milhões para a produção do novo modelo do Golf. A fábrica ficará em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em contrapartida, por meio do programa Paraná Competitivo, o estado oferece dilação do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e desburocratização para trâmites de embarque e desembarque no Porto de Paranaguá, no litoral do estado. A questão do ICMS será atrelada aos valores concretos de investimento e à geração de emprego.
Esses mesmos incentivos foram concedidos à Audi, que após concretizar negociações para a retomada da fábrica no Paraná, assina, nesta terça-feira (17), às 11h, em Brasília, um convênio com o governo federal. O governo estadual diz não ter sido convidado para a cerimônia.
Com a presença da presidente Dilma Rousseff, da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel, executivos da montadora vão oficializar a participação no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), que concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que investirem no país.
A estimativa é de que a vinda da Audi represente um empreendimento de R$ 500 milhões, para a fabricação do A3 e do Q3. A fábrica deve começar a operar em 2015, e segundo uma fonte do Governo do Paraná, a estimativa da montadora é produzir, até 2018, 26 mil carros por ano na unidade paranaense.