04/09/2013
'Arrepiado', diz jovem obeso de MS após receber apoio de todo o país
04/09/2013
Fonte:G1.com
Foto:Gabriela Pavão/G1 MS
O estudante Francis Nunes, 27 anos, que organiza um almoço beneficente para arrecadar dinheiro e fazer uma cirurgia bariátrica para reduzir parte de seus 240 kg, diz estar surpreso com a quantidade de pessoas que apoiaram a iniciativa. Ele disse ao G1 que até esta terça-feira (3) recebeu mais de 70 mensagens de pessoas que querem comprar um convite, mesmo morando em outros estados brasileiros e até de outros países, só para ajudá-lo.
“É incrível a sensação que estou sentindo. As pessoas querem ajudar mesmo de longe. Estou recebendo e-mails de várias pessoas que se sensibilizaram com a minha história. Tem gente do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí. É muito legal. Estou arrepiado. Nunca imaginei que iria ter essa repercussão”, explica emocionado o jovem.Nunes afirma que entre os contatos que recebeu está o de um brasileiro que atualmente mora nos Estados Unidos, mandou email dizendo que deseja comprar o convite. “Eles pedem pra eu mandar o número da conta do banco para depositar o valor do convite. Alguns pediram também pra eu entregar o convite que eles comprarem para algum morador de rua ou pessoa que não tenha condição de pagar pelo almoço”, explicou, ressaltando que atenderá esses pedidos.
O estudante conta que algumas pessoas que já passaram pela cirurgia bariátrica também mandaram mensagens de apoio, incentivando a coragem em fazer a operação e contando como foi o procedimento e o pós-operatório.
Emagrecimento Solidário
A ideia de arrecadar dinheiro para pagar a cirurgia bariátrica surgiu após dicas de um amigo de Nunes. "Esse amigo me falava sempre que eu estava muito gordo, engordando cada vez mais e que eu precisava tomar uma atitude. Daí ele me deu a ideia [do almoço], há uns quatro anos, e só agora decidi fazer isso", explicou.
O estudante contou ao G1 que tentou emagrecer durante seis anos, com tratamento médico e exercícios físicos, e que em 2007 procurou o Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Campo Grande, onde fez o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns exames necessários para a liberação da cirurgia gratuita.
Nunes diz que chegou a repetir alguns dos exames solicitados e que voltou diversas vezes ao CEM em busca de informações sobre o andamento do processo, mas que não obteve resposta sobre o agendamento da cirurgia. Por isso decidiu fazer o procedimento pelo plano particular.
“Cansei de esperar. Preciso fazer essa cirurgia urgente. Preciso voltar a ter saúde, praticar esportes e ter a vida que eu tinha antes”, afirmou.
O prato escolhido para o almoço beneficente será arroz carreteiro, evento que ele intitulou “carreteirão do gordinho”. Será no dia 21 de setembro. O ingresso, individual, custa R$ 20. Quem desejar comprar um convite pode entrar em contato com o estudante pelo email francisnunesproducoes@hotmail.com.