Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 11:41:41
Geral

Narcodenúncia

30/08/2013

Coordenador do Narcodenúncia fala sobre  importância da ferramenta no combate às drogas

Narcodenúncia

30/08/2013

Representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o capitão Edivan Fragoso, do Comando de Operações da Polícia Militar – COPOM, esteve em Campo Largo na segunda-feira, 26, no lançamento oficial do Pesco –Prevenção em Escolas e Comunidades, da Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas. O evento marcou a parceria entre o Governo do Estado e o município, objetivando ampliar ainda mais a divulgação do disque 181 – Narcodenúncia.

No auditório do Centro Administrativo Municipal, o oficial apresentou informações relevantes sobre a forma de utilização dessa importante ferramenta no combate ao tráfico de drogas.

Fragoso mostrou dados estatísticos que comprovam o valor desse canal de denúncias. Em 10 anos de existência do programa, foram mais de 287 mil denúncias em todo o Estado e milhares de drogas apreendidas. Em Campo Largo, por exemplo, foram realizados  3.080 atendimentos, apreendidos mais de mil quilos de maconha e 44 mil quilos de crack.

Estudos demonstram que, atualmente, 70% de tudo que se faz acerca do combate  ao tráfico de drogas tem início no 181.  

Segurança Pública é uma preocupação de todo cidadão, alertou o capitão, por isso a importância do apoio da comunidade.

O objetivo, disse, é que sejam estabelecidas parcerias para que todos os órgãos de Segurança Pública possam ter acesso às informações do 181. Alertou, porém, que estas informações devem primeiramente passar por uma análise, antes de serem definidas  as ações.

Secretaria de Política Sobre Drogas

O prefeito Affonso Guimarães afirmou que foram as estatísticas preocupantes, com relação ao aumento do tráfico e uso de drogas em Campo Largo, que motivaram a criação da Secretaria de Política Sobre Drogas em seu governo. “Conforme disse o capitão, vamos combater o tráfico e a violência em Campo Largo com inteligência; vamos combater os traficantes e proteger nossas crianças”, disse.

Estatísticas apontam atualmente para uma redução da violência em Campo Largo, comprovando o sucesso de um trabalho que vem sendo realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas e todas as demais secretarias, bem como Polícia Militar, Proerd, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Segurança Pública.

O que é o 181 – NARCODENÚNCIA?
É um programa do Governo do Estado criado para combater o tráfico de drogas e prender os traficantes.
Como funciona?
Ao ligar para o 181, sua denúncia é registrada e será investigada, e se o tráfico estiver ocorrendo nesse momento, imediatamente será encaminhada uma viatura da PM para prender os traficantes.
Quando ligar para o 181?
Toda vez que tiver informações que possam levar a polícia até o traficante e prendê-lo.
De onde ligar?
De qualquer telefone, até mesmo o de sua casa, pois o número não é identificado e o governo do Estado do Paraná lhe garante sigilo absoluto sobre a sua denúncia.
Porque ligar para o 181?
Somente com a sua colaboração e de toda a população é que conseguiremos combater o tráfico e fazer com que a polícia prenda os traficante e os retire de circulação, salvando dessa maneira a vida de nossos filhos e evitando que mais jovens sejam destruídos pelas drogas.
A ligação é gratuita?
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona as 24 horas do dia, todos os dias da semana.
Como fazer uma denúncia?
Ao ligar para o 181 procure ter o máximo de informações sobre o traficante, tais como: nome, apelido, local e horário onde ocorre o tráfico, e qualquer outro detalhe que possa observar, pois quanto mais detalhes, melhor será o trabalho da polícia no combate ao tráfico de drogas.
Posso fazer a denúncia pela Internet?
Somente a ligação telefônica poderá garantir sigilo absoluto das suas denuncias. Ligue 181.